Pergunta da Semana

Pergunta da Semana – Quão eficiente são os faróis do seu carro?

Seu carro te permite enxergar bem durante a noite?

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Sinceramente, eu não sei a razão de eu estar falando sobre faróis e iluminação noturna nessa época do ano. Aqui no interior de Minas Gerais, depois da chegada oficial do segundo sol da Cássia Eller, temos um dia quase eterno dentro das 24 horas. O sol se põe às 23h58min para nascer novamente às 00h03min do dia seguinte. Mas, ainda assim, falaremos sobre iluminação noturna.

Semana passada esse escriba se deslocou até uma famosa cidade universitária mineira para uma festa. Sim, daquelas regadas a troca de olhares, consumo de bala Halls e rock n’ roll. Para tal, saí do trabalho ao cair da tarde. Teria que percorrer parte do trecho durante a noite em um percurso que há muitos anos eu não percorria. Uma boa iluminação naquele cair da noite seria crucial e foi aí que nasceu essa Pergunta da Semana.

bmw_100366105_lEsqueça os faróis fracos e ineficientes alimentados pelo sistema de 6 Volts do Fusca do seu avô: o presente é brilhante (com trocadilhos). Desde simples lâmpadas halógenas instaladas em parábolas refletoras simples até sistemas sofisticados baseados em micro-LED com auto-ajuste, o campo da iluminação automotiva oferece uma série de opções para todos os gostos e bolsos.

Para mim – e meus olhos ainda em bom estado – não há a necessidade de ir além de um farol de dupla parábola bem projetado. O SUV franco-romeno que temos lá em casa é eficaz nesse aspecto, bem como um hatch que tive da mesma marca. Por outro lado, meu carro anterior ao atual era fraco na iluminação (bem como em diversas outras coisas). E viajar por terrenos nunca dantes explorados sem iluminação nunca foi recomendado.

Agora, que os faróis de xenônio ou LED (bem regulados, claro) fazem um bom trabalho, isso é inegável. Fomentam uma segurança extra, permitindo ao condutor não somente enxergar mais distante, como também a obter maior nitidez nos objetos que se colocam à sua frente e que possam ser eventuais itens de risco à sua segurança e de seus passageiros. E, por fim, um TOC absurdo desse que vos escreve: lâmpadas queimadas. Sim, sou daqueles que não sossega enquanto não resolvo o modo caolho do carro que estou conduzindo. É, no mínimo, insuportável.

Qual é o carro com melhor sistema de iluminação que você conhece, andou ou já conduziu, caro leitor? E o pior? Alguma experiência positiva ou negativa oriunda das situações em que você foi colocada pelo sistema de iluminação de algum carro? Vamos, compartilhe conosco a sua experiência e opinião!

E até a próxima!

  • ctrpetrolhead

    Creio que muita gente que reclama da luminosidade dos faróis do carro não conhece os recursos de regulagem/ajuste(que em alguns modelos é elétrico e nem demanda que se abra o capô e toque em algum manípulo/borboleta/parafuso) que o carro possui. Óbvio que há modelos com iluminação realmente deficiente, mas antes de reclamar é bom tentar os ajustes, verificar se as lentes estão em bom estado – faróis com lentes em vidro podem apresentar riscos superficiais que “quebram” a luminosidade -, verificar se as lâmpadas são as corretas para o carro, bem como sua qualidade – Lâmpadas de 2º linha(xing-ling), com supostos “efeito xenon”, não são devidamente adequadas para todos modelos de farol/refletor -, verificar o sistema elétrico do carro, pois se a voltagem estiver baixa, as lâmpadas do farol(que tem um consumo pouco maior) tendem a brilhar menos.

  • Eli Rarvor

    Atualmente só minha esposa tem carro o 2008 THP, e tem algo que me deixa bem frustrado, assim como o Fox mais completo o farol de neblina é acionado sempre que se faz uma curva ou liga a seta, ai vc fica caolho e o resultado prático, ZERO, não ilumina absolutamente nada, bolhufas, não faz a menor diferença, exceto ser parado por um policial rodoviário, no posto policial eles colocaram uma chicane em cones com o farol ligado ao fazer as curvinhas os faróis de neblina são acionados, um de cada vez, o policial me parou para alertar que eu estava com um dos faróis de neblina “queimado” ai eu expliquei ele deu risada e segui viagem.

    Não só o policial, várias pessoas já questionaram a mim e minha esposa sobre isso, é irritante, não há como desativar este inútil recurso.

    • Dudu Pimentel

      O propósito deste recurso é iluminar sempre o caminho que o carro está apontando, para economizar energia da bateria…nem o Fox atual, nem o 2008 THP foram o primeiro a ter recurso, mas sim o Bravo T-Jet de antes do facelift. Pq antes de comprar, vcs não procuram saber quais os equipamentos do carro e como eles funcionam? Assim saberiam se é útil ou não e saberiam se valeria a compra.

      • Eli Rarvor

        Ah vá que o intuito é iluminar o caminho, sério mesmo?

        NOooossaa ainda bem que você disse, eu não saberia.

        Cara, sério mesmo que você acha que alguém deixaria de comprar um carro por causa disso?

        Zé ruela, é óbvio que eu vi a descrição deste inútil recurso.

        Agora explica porque ele não ilumina absolutamente nada. É só uma constatação de algo inútil, o Bravo tem um farol de iluminação no canto e o Citroen C5 já tinha isso também, mas o recurso é uma luz na quina do carro, não algo inútil que ilumina para frente e pouca diferença faz.

        É uma gambiarra, o 408 com faróis de xenon possui ajuste para curva muito mais eficiente, o farol ilumina a estrada, não uma lampadazinha méquetréfe que nem em neblina funciona direito.

        Toma um block aí.

        • Dudu Pimentel

          Oh, seu idiota…tem gente que não sabe oq é…aliás, seu ignorante, a maioria compra os carros pq podem pagar e pouco ligam para o ele oferece…no máximo, algumas montadoras tentam oferecer mais do que as outras para convencer que ele é melhor por ter mais coisas que os outros…
          Comprar um Peugeot ou um Citroen, é o mesmo que comprar um sapato: vai ficar com vc até vc se desfazer, pq dificilmente alguém vai querer pq sabem a fama que têm (é triste, mas é vdd).
          Como é que eu vou saber que vc tem carro?
          Como vou saber que vc procurou saber sobre o recurso…eu não sei quem vc é, porra!
          Não sabe conversar, nem comente…agora, vir na internet para ofender os outros pq tá revoltadinha é mole…não honra nem o que tem entre as pernas…deve ser um hater merdinha amargurado da vida e nem eu nem ninguém tem culpa da sua raivinha…fale assim com quem vc conhece ou com seus parentes, pois eu não sou um deles (ainda bem!)…fica a dica para a reflexão.

        • O Iluminador

          Zé ruela, é óbvio que eu vi a descrição deste inútil recurso.

          Você viu a descrição no configurador, mas não leu o manual do veículo.

          Fox mais completo o farol de neblina é acionado sempre que se faz uma curva ou liga a seta, (…)

          Não é sempre. Somente até 40 km/h. Mesmo coisa para o Bravo.

          Agora explica porque ele não ilumina absolutamente nada.

          Você está olhando para o lugar errado ou espera que o sistema funcione a velocidades mais altas, para as quais ele não foi projetado. Se esta última, o que você busca são faróis adaptativos.

          É uma gambiarra, o 408 com faróis de xenon possui ajuste para curva
          muito mais eficiente, o farol ilumina a estrada, não uma lampadazinha
          méquetréfe que nem em neblina funciona direito.

          Os faróis de xenon do 408 são autodirecionais (adaptativos).