Pergunta da Semana – Quão eficiente são os faróis do seu carro?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Seu carro te permite enxergar bem durante a noite?

Audi-R8-LMX-5201

Sinceramente, eu não sei a razão de eu estar falando sobre faróis e iluminação noturna nessa época do ano. Aqui no interior de Minas Gerais, depois da chegada oficial do segundo sol da Cássia Eller, temos um dia quase eterno dentro das 24 horas. O sol se põe às 23h58min para nascer novamente às 00h03min do dia seguinte. Mas, ainda assim, falaremos sobre iluminação noturna.

Semana passada esse escriba se deslocou até uma famosa cidade universitária mineira para uma festa. Sim, daquelas regadas a troca de olhares, consumo de bala Halls e rock n’ roll. Para tal, saí do trabalho ao cair da tarde. Teria que percorrer parte do trecho durante a noite em um percurso que há muitos anos eu não percorria. Uma boa iluminação naquele cair da noite seria crucial e foi aí que nasceu essa Pergunta da Semana.

bmw_100366105_lEsqueça os faróis fracos e ineficientes alimentados pelo sistema de 6 Volts do Fusca do seu avô: o presente é brilhante (com trocadilhos). Desde simples lâmpadas halógenas instaladas em parábolas refletoras simples até sistemas sofisticados baseados em micro-LED com auto-ajuste, o campo da iluminação automotiva oferece uma série de opções para todos os gostos e bolsos.

Para mim – e meus olhos ainda em bom estado – não há a necessidade de ir além de um farol de dupla parábola bem projetado. O SUV franco-romeno que temos lá em casa é eficaz nesse aspecto, bem como um hatch que tive da mesma marca. Por outro lado, meu carro anterior ao atual era fraco na iluminação (bem como em diversas outras coisas). E viajar por terrenos nunca dantes explorados sem iluminação nunca foi recomendado.

Agora, que os faróis de xenônio ou LED (bem regulados, claro) fazem um bom trabalho, isso é inegável. Fomentam uma segurança extra, permitindo ao condutor não somente enxergar mais distante, como também a obter maior nitidez nos objetos que se colocam à sua frente e que possam ser eventuais itens de risco à sua segurança e de seus passageiros. E, por fim, um TOC absurdo desse que vos escreve: lâmpadas queimadas. Sim, sou daqueles que não sossega enquanto não resolvo o modo caolho do carro que estou conduzindo. É, no mínimo, insuportável.

Qual é o carro com melhor sistema de iluminação que você conhece, andou ou já conduziu, caro leitor? E o pior? Alguma experiência positiva ou negativa oriunda das situações em que você foi colocada pelo sistema de iluminação de algum carro? Vamos, compartilhe conosco a sua experiência e opinião!

E até a próxima!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários