O segundo integrante da família I.D. da Volkswagen foi apresentado hoje, em Detroit. Inspirado na clássica Kombi, o I.D. Buzz Concept destaca-se pela modularidade de seu interior, com três fileiras de bancos e suas diversas configurações. A motorização de todos os integrantes desta nova família é sempre exclusivamente elétrica. No caso do Buzz, são dois motores e 374 cv.
O segundo fruto da plataforma MEB também utiliza configuração de um motor em cada eixo. A tração é, então, levada ao solo pelas quatro rodas. O resultado é a aceleração de 0 a 96 km/h em 5 segundos. A bateria é posicionada no assoalho, entrega 111 kWh e permite autonomia de 434 km. Ela pode ser carregada até os 80% em 30 minutos, com a utilização de tomada rápida de 150 kW.
Este conceito é uma evolução do BUDD-e, com maior espaço interno, desenho frontal próximo ao I.D. e forte inspiração na primeira geração da Kombi. Até mesmo a pintura saia-e-blusa foi adotada e a comparação é feita pela própria Volkswagen.
A fabricante informou que a plataforma permite utilização de apenas um motor -e tração- na traseira. Isto reduzirá custos e deixa mais espaço disponível no pequeno espaço para bagagens sob o capô. Neste caso, o motor entrega 272 cv e o pacote de baterias é reduzido para 83 kWh.
É possível deslizar, girar, dobrar ou rebater os bancos. O apoio de braço da primeira fileira de bancos também desliza e funciona como mesa de centro. Há porta-malas na traseira e um compartimento para itens pequenos sob o capô.
O volante é bastante futurista e se integra ao painel quando o modo autônomo está ativado. O sistema autônomo (que ficará pronto nos próximos anos) permitirá que o ocupante do banco do motorista vire de costas para a estrada. O hatch I.D. é previsto para 2020, já o I.D. Buzz não tem previsão, mas a VW afirma que irá fabricá-lo.