Grupo PSA é o novo dono de Opel e Vauxhall por 2.2 bilhões de euros

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Groupe_PSA

A fabricante alemã Opel é oficialmente parte do grupo PSA, junto com Citroën, Peugeot e DS. O anúncio foi realizado em entrevista coletiva na madrugada de hoje, segunda-feira, pelo presidente da PSA, o português Carlos Tavares. O acordo se estende à Vauxhall, presente no Reino Unido, e ao banco da GM na Europa.

O valor da negociação foi de 2.2 bilhões de euros, com 1.3 bi para as duas marcas e 900 milhões de euros para aquisição do banco GM Financial na Europa. Este último foi adquirido em joint-venture com o BNP Paribas, que fica com 50%.

opel_corsa_sport_16

Até 2026 a economia de escala esperada chega aos 1,7 bilhões de euros, com expectativa de lucro anual de 6%. A PSA agora é o segundo maior grupo automotivo na Europa, com 17% das vendas, atrás apenas do Volkswagen.

Tavares afirma que respeitará os compromissos assumidos pela GM com os funcionários atuais, mas é esperado que as mudanças feitas na PSA sejam replicadas na Opel/Vauxhall, o que inclui redução de postos de trabalhos e congelamento de salários.

autowp.ru_opel_mixed_3

A GM continua como proprietária de parte das ações e deixa clara a possibilidade de parceria: “Acreditamos que este novo capítulo coloca a Opel/Vauxhall numa posição ainda mais forte no longo prazo e queremos participar no sucesso e na forte criação de valor potencial da PSA através do nosso interesse econômico e da colaboração em atuais e futuros projetos,” afirma a CEO da GM, Mary Barra.

Após 90 anos como parte do grupo GM, a Opel tem a chance de expandir sua atuação mundial sem as limitações de concorrer com outras empresas do grupo americano. Os veículos da Opel chegaram ao Brasil pelas mãos da Chevrolet, com destaque para Corsa, Zafira, Astra e Vectra. Todos continuam em novas gerações na Europa, mas foram descontinuados por aqui.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários