Salão de Genebra / Segredos / Volkswagen

Volkswagen Virtus: novo sedã criado para o Brasil será lançado ainda em 2017

Volkswagen Virtus 2018 2

Seja como “Gol” ou como “Polo”, o fato é que um novo hatch compacto baseado na plataforma MQB A0 (a mesma do recém-apresentado Seat Ibiza) está entre os próximos lançamentos da Volkswagen no Brasil. Antes dele, porém, chegará sua versão sedã: chama-se Volkswagen Virtus, nome que foi confirmado pela fabricante alemã junto com outros novos modelos durante sua coletiva no Salão de Genebra.

volkswagen virtus 2018

Diretor geral de carros da Volkswagen, Herman Heiss disse que o Virtus será o primeiro produto com plataforma MQB criado para o Brasil “para voltarmos a ganhar força nessa região”. Na prática, o modelo será a nova geração do Polo Sedan, que em sua atual geração é vendido apenas em mercados emergentes. O lançamento do Virtus ainda em 2017 foi dado como certo pelo executivo. Ele preencheria a lacuna entre o Voyage e o Jetta.

Outros frutos

Volkswagen polo 2018

A nova geração do Volkswagen Polo também teve seu desenho mostrado, mas só será apresentado na Europa dentro de alguns meses. O modelo era tratado como “nova geração do Gol” até este mês, quando a revista Motor Show chegou às bancas defendendo o renascimento do nome Polo no Brasil, pois o preço final do modelo ficaria bem aquém do que se espera de um Gol.

O Gol com plataforma MQB era defendido como uma forma de enxugar a gama de compactos da Volkswagen. Hoje, Up!, Gol e Fox brigam em faixas de preço muito próximas. O novo Polo ficaria acima dos três, no posto de compacto premium da marca – onde esteve entre 2002 e 2014, por sinal. O motor 1.o TSI ou o 1.6 16V MSI seriam boas opções para ele.

volkswagen t-roc 2018

Com lançamento no Brasil previsto para 2018, o SUV compacto T-Roc seria o terceiro integrante da família. De acordo com Heiss, terá dimensões semelhantes as do Golf (que tem o Tiguan como seu SUV). Isso coloca o T-Roc no caminho de Jeep Renegade, Honda HR-V e Hyundai Creta.

  • Airplane

    O novo hatch ficou tão caro que não seria possível vendê-lo como Gol.
    A alternativa é, portanto, comercializá-lo como Polo (compacto premium). E assim o Gol continua sendo o compacto da marca. O Up, logo abaixo, será o subcompacto de entrada.