Lançamentos / Volkswagen

Nova geração do Volkswagen Polo é apresentada – inclusive na versão GTI

vw-polo-2018-berlim0-4

O Volkswagen Polo em sua sexta geração foi apresentado hoje, em Berlim. O hatch ficou maior e tem mais carga tecnológica. É o maior Polo já feito, com mais de quatro metros de comprimento. Sem surpresas, o desenho lembra outros carros da fabricante, por dentro e por fora. O que não é ruim.

vw-polo-2018-36

Desenvolvido sobre a plataforma MQB A0, tem 4,053 metros de comprimento (16 cm a mais que o último Polo vendido no Brasil) e entreeixos alongado e 94 mm em relação à quinta geração, que não apareceu por aqui. O reflexo disto é maior espaço interno, principalmente para os passageiros da segunda fileira de bancos. O porta-malas também cresce, chegando a 351 litros.

vw-polo-2018-52

O desenho externo é discreto e agrada a maioria como costuma acontecer com os Volkswagen. Sem despertar paixões. O interior é mais ousado e sofisticado, com diversos elementos na cor da carroceria e impressão de ser de um nível superior. Opcionalmente, o quadro de instrumentos analógico dá lugar ao sistema Active Info Display, uma tela personalizável com diversos modos para exibição das informações do carro, de navegação e mídia.

vw-polo-2018-51

Entre os sistemas instalados há detecção de obstáculos a frente com frenagem de emergência automática e monitoramento de pedestres, controle de cruzeiro adaptativo (com Stop&Go nas versões automáticas), sensor de pressão nos pneus, alerta de tráfego cruzado traseiro e Park Assist. O sistema multimídia tem tela ao lado do quadro de instrumentos, com 6,5 polegadas nas versões de entrada e 8 nas demais.

vw-polo-2018-44

Na Europa, nove motores serão disponibilizados. Entre eles há o 1.0 aspirado de 65 cv e 75 cv, 1.0 TSI de até 115 cv, 1.5 TSI de 150 cv e 2.0 TSI de 200 cv para o GTI. Este último, vai de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. Todos estes motores são combináveis com câmbio manual de seis marchas ou DSG de 7.

vw-polo-2018-40

Com diesel há opção 1.6 TDI de 80 cv com câmbio manual de cinco marchas ou 95 cv e câmbio DSG. A novidade é o 1.0 TGI, movido a gás natural, de 90 cv e câmbio manual de cinco marchas.

vw-polo-2018-10

Há cinco níveis de acabamento: Trendline, Comfortline, Highline, Beats e R-Line. São 12 opções de rodas entre 14 e 18 polegadas e 14 cores para a carroceria. No interior são 11 opções de forração para os bancos. O preço inicial na Alemanha é de 12.795 euros, ou 47,7 mil reais na conversão direta. Sua chegada à América do Sul foi confirmada para os próximos meses com a missão de trazer a VW ao topo do mercado na região.

Galeria – Volkswagen Polo 2018

Imagens | Volkswagen/Divulgação | Fabio Perrota Junior