Peugeot / Segredos

Peugeot 2008 terá câmbio automático de seis marchas na linha 2018

Peugeot 2008

No lançamento do 2008, a Peugeot previa que as versões Allure e Griffe com motor 1.6 de 122 cv e câmbio automático de quatro marchas responderiam por 70% das vendas do modelo. De fato, são as versões que mais se vê nas ruas. A boa notícia é que o SUV deverá receber o câmbio automático de seis marchas na linha 2018, que tem lançamento previsto para os próximos meses.

A nova transmissão em questão é da Aisin (que pertence à Toyota) e hoje é usada com o motor 1.6 THP nos Peugeot 308, 408 e 3008. Agora, ela também será combinada sempre ao motor o 1.6 16V FlexStart, que rende 115cv e torque de 15,51kgfm com gasolina, e 122cv e 16,42kgfm com álcool. Este novo conjunto já estreou nos Citroën C3 e Aircross 2018.

Peugeot 2008 2

Mesmo assim, a última atualização da tabela do programa de etiquetagem do Conpet/Inmetro antecipou a vinda dos 208 e 2008 com câmbio de seis marchas. O documento aponta a nova transmissão para as versões Allure e Griffe dos dois modelos.

O Peugeot 2008 manteve classificação B nos testes. De acordo com o órgão governamental, o SUV chega aos 7,5 km/l e 9,2 km/l com etanol (cidade e estrada, respectivamente) e 10,7 km/l e 13,0 km/l com gasolina. Para comparação, o modelo com caixa de quatro marchas obteve as marcas de 7,4 km/l e 8,6 km/l (etanol) e 11,0 km/l e 12,2 km/l (gasolina).

icam01_interior_2008_crossway

A situação também não mudou muito para o 208. Apesar das duas marchas extras, manteve médias de consumo muito similares ao modelo atual. Os índices obtidos com etanol foram de 7,7 km/l e 9,3 km/l (cidade e estrada, respectivamente) e, com gasolina, de 11,0 km/l e 13,2 km/l. No 208 com câmbio de quatro marchas os números de consumo urbano e rodoviário são de 8,1 km/l e 9,1 km/l (etanol) e 11,7 km/l e 13,0 km/l (gasolina), respectivamente. Com isso, sua nota foi rebaixada de A para B.

Hoje, o Peugeot 2008 Allure automático custa R$ 76.990, enquanto o Griffe automático parte dos R$ 82.990. O modelo pode chegar aos R$ 87.990 com o motor 1.6 THP flex de 173 cv. Vale lembrar que a plataforma do 2008 ainda o impede de usar o câmbio automático de seis marchas com o motor 1.6 THP.

Reestilização fica para depois

peugeot_2008_55

O Peugeot 2008 ganhou novo design na Europa há mais de um ano, mas as mudanças não serão aplicadas nos carros brasileiros neste momento. E as mudanças nem são tão complexas.

Na frente, terá grade com elementos flutuantes cromados, novo capô, para-choque frontal redesenhado e faróis escurecidos. Atrás, as lanternas novas lanternas têm luzes tridimensionais. Estes novos elementos foram adotados na Europa há um ano.

  • Ricardo Santana

    HOJE 24/10/2016 FUI COMPRAR O PEUGEOT 2008 descobrir que o carro só tinha 4 marchas , desisti da compra

  • Ubiratan Quintela

    a Peugeot só chega atrasada. acorda !

  • Renato Nascimento

    Um carro lindo desse com cambio de 4 marchas. É a mesma coisa que olho azul em gente feia.

  • klods dell

    Seia bom ver o 2008 thp com cambio at6 como no c4 lounge

  • Milton Tavares

    Vão corrigir o erro de ter oferecido automático de 4 marchas, talvez ainda não seja tarde para esse bom 2008 ganhar maior interesse do consumidor.

    • klods dell

      2008 é muito bonito mesmo. Quem sabe um dia eu troque meu c3-2012 por ele.

      • Milton Tavares

        A coisa está tão complicada que estou até com medo de quando for trocar meu carro sendo que o popular compacto já esta passando dos 40 mil, imagina daqui dois ou três anos quanto não vai estar, imaginava partir para um carro médio, mas do jeito que as coisas estão andando vou ter de voltar para o popular.

  • Ricardo CF Brasil

    Creio que houve um equivoco na frase: A boa notícia é que o SUV deverá receber o câmbio automático de quatro marchas na linha 2017, pois o correto é que o modelo receberá o câmbio automático de 6 marchas na linha 2017. Favor corrigir pois o modelo já possui o Câmbio AT 4, e irá receber um câmbio mais moderno e atualizado.

  • Dudu Pimentel

    Apesar eu achar chato um carro familiar não ter câmbio AT6 pela plataforma não permitir, de uma certa forma eu entendo o fato de ele não ter câmbio automático: é um motor esportivo, que dá prazer em acelerar e com câmbio automático, esse é matado pois a transmissão não permite trocas no momento que o motorista quiser.