A Seat, divisão espanhola da Volkswagen, divulgou ontem (3) imagens do compacto Mii, derivado do Up!, compacto da VW apresentado no Salão de Frankfurt. Assim como o Škoda Citigo, o Mii é um Up! com leves mudanças estéticas. As mais aparentes, claro, estão no exterior, com novos faróis, grades e uma traseira sem o porta-malas de vidro. Apesar destas mudanças, visando agradar determinados mercados e respeitar a identidade visual da Seat, chamada de Arrow Design, o Mii não deixou de lado alguns itens do Up!. Entre estes itens, está o sistema Assistente de Frenagem, o qual pára o carro imediatamente caso os sensores identifiquem a possibilidade iminente de uma colisão em velocidades abaixo de 30 km/h. Há também airbags, freios ABS e controle de estabilidade (ESP), fora os itens convencionais como ar-condicionado. Assim como o Up! e o Škoda Citigo, deverá se situar na faixa de preço de 9.800 euros, o equivalente a R$ 24.000 em valores atuais.
As mudanças do Mii incluem uma nova dianteira, com faróis que lembram a atual identidade da marca, embora diferencie o compacto dos outros modelos da Seat, uma traseira diferente que, assim como o Škoda, utiliza um porta-malas sem vidro e lanternas – felizmente – diferentes do Up! e do Citigo quanto à disposição das luzes internas. O interior também mudou: pelo menos na versão usada nas fotos da Seat, não há o tablet no painel do Up!, que permite administrar várias funções do veículo. O tablet, porém, estava presente nas fotos do Škoda Citigo. Estão previstas versões mais econômicas e menos poluentes, como a Ecomotive, com apelo similiar ao da linha BlueMotion da Volkswagen. No caso da versão citada acima, há a utilização de tecnologias como o Start & Stop (que desliga o motor quando o carro pára e o liga automaticamente quando o acelerador é acionado), fazendo com que o consumo pule para 23,8 km/l e emita 97 g/km de emissões poluentes, números similares ao de um smart fortwo, situando-o na classe “A” dos menos poluentes da Europa.
Há também a versão movida a gás natural, a CNG, já prevista para o Up!. Essa versão, no entanto, terá emissões ainda menos relevantes: 86 g/km. Já as motorizações a gasolina disponíveis serão dois 1.0, como no compacto da VW: um de 60 cavalos e outro de 75 cv. O Up! terá também uma versão elétrica. Será que ela será compartilhada com os irmãos tcheco e espanhol?
Up! quatro portas chegará ao mercado europeu em 2012
A Volkswagen confirmou que comercializará a versão quatro portas do Up! no mercado europeu em 2012, uma inovação do segmento, já que o Fox, em 8 anos de mercado na Europa, nunca teve esta versão em específico. A intenção da marca já havia sido antecipada através do conceito Cross Up!, exposto no Salão de Frankfurt, em setembro. O conceito tinha quatro portas, algo inédito tratando-se do compacto recém-revelado. A carroceria certamente ganhará dimensões mais espaçosas. Ela será oferecida a partir de 2012 – provavelmente no primeiro semestre. Quanto à versão Cross, não se sabe ao certo, mas considerando que vários modelos europeus tem adquirido a roupagem aventureira, não é nada impossível… Os hatches da Škoda e Seat também ganharão a versão quatro portas. O curioso é que, na Espanha, o Up! deverá conviver com o Mii…