Ford Galaxie – Conforto sobre rodas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Por Júnior Almeida Ford Galaxie VI
Dia 16 de Fevereiro de 1967 há exatos 45 anos era apresentado uma nova concepção de automóvel nacional, décadas a frente dos veículos que aqui eram produzidos. Em sua maioria, projetos de 10 anos ou mais como Simca Chambord e Aero Willys os únicos automóveis de luxo fabricados em território nacional. A Ford, já possuía raízes desde o inicio do século passado quando montava o Ford Model T pelo Brasil a fora. Mas durante várias décadas a marca se dedicou apenas a produção de veículos pesados destinados para o trabalho rural incluindo tratores e caminhões da marca. A estreia da Ford no mercado de automóveis de passeio veio no 5° Salão do Automóvel de São Paulo aonde foi apresentado ao publico o Ford Galaxie, e ao primeiro contato via-se que o automóvel tinha raízes puramente norte-americanas, muito disso pelo porte e pelo design com linhas sobreas e elegantes.
Ford LTD II
Para dar vida ao nosso Galaxie, a Ford usou como base o modelo 1966 norte-americano que trazia um design alinhado as ultimas tendências de design. Com pequenas mudanças estéticas em relação ao irmão americano, o nosso Galaxie era o que havia de mais sofisticado e luxuoso no seguimento. Para garantir que seu primeiro automóvel de passeio fosse o melhor do seguimento, a Ford fez com que o Galaxie passasse por alguns anos de baterias intensas de testes como de isolamento acústico,motorização, suspensão e acabamento para garantir que fosse o automóvel mais confortável que o dinheiro pudesse comprar.
Ford Galaxie Auto Esporte
Muito do glamour empregado ao sedan de luxo, vinha das inovações acopladas ao Galaxie. A primeira sensação ao olhar o interior do modelo, era a mais repleta sofisticação na qualidade dos matérias e na primazia da montagem que não deixavam duvidas do luxo e status que traria possuir um Ford Galaxie.

Os bancos inteiriços, poderiam ser revestidos em vinil e inclusive combinar com a forração de tecido com vinil.Com uma gama de cores para o interior, como preto, branco, azul e vermelho formavam uma combinação de 52 possibilidades de personalização digno dos luxuosos automóveis britânicos.
Ford LTD
A produção teve avanços nunca antes vistos em um veiculo nacional, pela primeira vez foi usada a “costura eletrônica” para produção dos detalhes em alto revelo nos bancos além da forração de porta que ostentavam filetes cromados entre os materiais de forração. A motorização adotada para o Galaxie já era bastante conhecida em nosso mercado, o famoso motor V8 272 de 164cv acoplado a um câmbio de três marchas formavam um conjunto mecânico robusto, inclusive usado na picape F-100.
Ford Landau II
A escolha deste conjunto proporcionava um rodar macio, graças a uma serie de aperfeiçoamentos para que a proposta fosse mantida mesmo na má qualidade das vias na época o Galaxie flutuava. Possuir um Galaxie, era poder usufruir do que havia de melhor no mercado nacional de veículos e inclusive estar a frente dos luxuosos sedans europeus. Com os anos, a Ford foi aperfeiçoando seu automóvel mais luxuoso com novas versões que incorporavam itens como ar-condicionado, cambio automático, teto de vinil e novas motorizações caso do top de linha LTD e mais tarde, do meu preferido o Landau.
GALAX
A minha experiência com o Galaxie já faz parte da minha história, todos que me conhecem sabem que sou apaixonado pelo modelo. O design e o conforto são inegáveis, mas quando dirijo o Landau algo fala mais alto e realmente não consigo sair de dentro dele. A sensação de guiar é incrível, silencio absoluto e uma suspenção inacreditável. Depois de guiar praticamente uma boa parte das reestilizações feitas na linha Galaxie, ainda tenho dois preferidos, o modelo 1967 e o belíssimo Landau 1982 se alguém souber de algum destes dois, estou a procura para inteirar minha garagem. Alias, parabéns aos amigos do Galaxie Clube do Brasil, o primeiro e único clube oficial destinado a esse automóvel que eu tanto amo, viva ao Galaxie e a vocês!
GALAX www.esporteautomotor.blogspot.com

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários