O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou o resultado o 4º Programa de Etiquetagem Veicular, iniciativa que testa diversos carros de montadoras que aderiram ao movimento voluntariamente para atestar o quão consomem estes veículos, a fim de etiquetálos de acordo com o seu consumo, como é feito na maioria dos eletrodomésticos, em uma escala de A até E em ordem do mais econômico até o menos eficiente. A lista permitiu também divulgar os modelos mais econômicos do Brasil. E quais são eles? Separamos os resultados de acordo com as notas, de A até E, e em cada uma dessas seções, os carros estarão separados por categorias. De acordo com o Inmetro, diversas categorias estrearam sua presença no PEV, dentre elas, a dos SUV, minivans, comerciais e foras de estrada. Lembrando que a divisão do instituto é feita por categorias, e não por carros, arbitrariamente. O Inmetro garante também que a edição de 2013, que será divulgada após o Salão do Automóvel neste ano, incluirá o nível de emissões de CO2 dos carros testados.
Nota de consumo A
Subcompactos
Fiat Mille Economy 1.0 e Fiat Uno Economy 1.4 (considerados os mais econômicos do país)
Compactos
Fiat Siena Fire 1.0; Honda Fit 1.4; Renault Sandero 1.0 16V e Volkswagen Gol G4 Ecomotion 1.0.
“Médios”
Renault Logan 1.0 16V.
Grandes
Ford Fusion Hybrid 2.4; Honda Civic 1.8 16V e Renault Fluence 2.0 16V.
Utilitários esportivos e minivans
Não houveram veículos que fossem caracterizados com a nota A nestas duas categorias.
Fora de estrada
Renault Duster 4×4 2.0
Comerciais
Renault Kangoo Express 1.6
Comerciais derivados de outros modelos
Volkswagen Saveiro 1.6
Nota de consumo B
Subcompactos
Fiat Palio Fire Economy 1.0
Compactos
Fiat Novo Palio Attractive 1.4 e Volkswagen Gol I-Motion 1.6
Médios
Ford New Fiesta SE 1.6 e Volkswagen Voyage 1.6
Grandes
Ford Focus Sedan 2.0 e Kia Cerato 1.6
Utilitários esportivos
Renault Duster 4×2 2.0
Fora de estrada, Minivan e comerciais
Não houveram veículos que fossem caracterizados com a nota B nestas três categorias.
Comerciais derivados de outros modelos
Fiat Fiorino Furgão 1.3
Nota C
Subcompactos
Ford Ka 1.0; Kia Picanto 1.0 e Renault Clio Campus 1.0
Compactos
Peugeot 207 1.4 e 207 SW 1.4
Médios
Honda City 1.6 e Renault Symbol 1.6
Grandes
Renault GrandTour 1.6
Utilitários esporitivos
Fiat Palio Adventure 1.8; Fiat Strada Adventure Dualogic 1.8; Ford EcoSport 1.6 e Kia Sportage automático 2.0
Fora de estrada
Ford EcoSport 4WD 2.0 e Toyota RAV4 2.4
Minivan
Fiat Doblò 1.8 (único modelo da categoria)
Comerciais
Volkswagen Kombi 1.4
Comerciais derivados de outros modelos
Fiat Strada Trekking 1.4 e Ford Courier 1.6
Nota D
Subcompactos
Fiat 500 Cult 1.4 e Uno Attractive 1.4
Compactos
Honda Fit 1.5 automático
Médio, comerciais, minivans, comerciais derivados de outros veículos e fora de estrada
Não houveram veículos que fossem caracterizados com a nota D nestas cinco categorias.
Grandes
Peugeot 3008 1.6
Utilitário esporitvo
Fiat Idea Adventure 1.8
Nota E
Subcompactos, minivans e comerciais derivados de outros veículos
Não houveram veículos que fossem caracterizados com a nota E nestas três categorias.
Compactos
Volkswagen Polo 1.6
Médios
Kia Soul 1.6 Flex
Grandes
Toyota Camry 3.5 24V
Fora de estrada
Kia Sorento 2.4
Comerciais
Ford Ranger 2.3
Em resumo, a que se saiu melhor dentre todos foi a Renault, com notas A para o Logan, Sandero, Kangoo, Fluence e Duster. A surpresa deve-se, principalmente, pela inclusão de lançamentos como o Duster e o Fluence na lista dos carros com a nota A. Ela precisa, no entanto, melhorar o consumo do Clio, um popular leve que consumiu mais que o Logan, Symbol e do Duster 4×2, que consumiu mais do que o 4×4. A Fiat também precisa rever seus projetos. Os motores e.TorQ estrearam recentemente sob a imagem de modernos, mas amargaram notas C e D. Já o motor Fire, mais antigos e com projetos simplificados como o Mille e o Siena Fire chegaram à nota A. Para tanto, o Mille Economy e o Uno 1.4 Economy, cujo motor é o mesmo do Uno Attractive 1.4 (nota C), porém remapeado e com diversas outras modificações para reduzir o consumo, foram considerados os modelos mais baratos do país (o Mille ficou em primeiro). A Fiat precisa atentar para que o substituto do Mille, que será lançado em 2014, venha tão econômico quanto o seu antecessor. Os parâmetros dos testes são discutíveis. Ao contrário das outras edições do projeto, desta vez, foram estabelecidos padrões para cada categoria, e a nota foi dada de acordo com o desempenho de cada veículo. Apesar disso, não se sabe exatamente em quais circunstâncias eles foram testados, nem o modo de dirigir aplicado em cada uma delas. A revista Quatro Rodas divulgou uma tabela comparando os resultados do Inmetro com seus testes e, em alguns casos, a diferença passa de 1 km/l. Confira a tabela com as informações completas sobre o consumo de todos os modelos testados pelo Inmetro – no etanol e na gasolina – aqui. Ainda de acordo com o Inmetro, a adesão ao programa surpreendeu aos organizadores, já que trata-se de algo voluntário. Ao todo, x montadoras participaram: Fiat, Volkswagen, Ford, Kia, Toyota, Honda, Peugeot e Renault. Faltaram montadoras importantes como a Nissan e a Hyundai. Já que a etiquetagem para os modelos testados será obrigatória a partir de abril, o Inmetro espera que a procura das montadoras seja ainda maior no ano que vem, pois os consumidores estariam mais atentos a estes dados. Esperamos que as montadoras tomem como base os resultados para aprimorar seus motores.