Sedã será fabricado no Brasil a partir do ano que vem
Algo que causou estranheza com o lançamento do Etios – além do próprio Etios – foi a distância dele para o Corolla, até então o carro mais barato da Toyota a venda no Brasil. Há um abismo entre os dois carros, que será preenchido no ano que vem pelo Toyota Vios. O sedã premium acaba de ter sua quarta geração apresentada no Salão de Bangkok, na Tailândia.
O Vios nada mais é do que a versão sedã do compacto Yaris, e também é conhecido como Yaris Sedan em alguns mercados. Ele é uma das peças-chave da Toyota para aumentar suas vendas em mercados emergentes. Ao contrário do Etios Sedan, o Vios tem design ousado e moderno, com linhas que se assemelham às adotadas pelo novo Corolla. O interior, com acabamento de melhor qualidade, é outro diferencial do Vios frente ao Etios.
Com 4,41 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,47 m de altura e entre eixos de 2,55 m, o Vios teria por aqui concorrentes como Honda City, Chevrolet Cobalt, Fiat Grand Siena, Ford Fiesta e Nissan Versa, que dão trabalho ao Etios em suas versões mais completas.
Segundo a Car And Driver, o Vios sedã será fabricado em Sorocaba (SP) junto com o Etios, e equipado com um motor 1.5 Flex semelhante ao disponível para o Etios, porém com comando de válvulas variável. Na Tailândia este motor gera 109 cv e 14,1 Kgfm de torque, melhor que os 97 cv e 13,9 kgfm de torque do Etios. Na China ainda haverá uma versão de 116 cavalos.
Na Tailândia o Toyota Vios 2014 será oferecido nas versões J, E, G e S, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro, com preços que variam entre 559.000 baht (R$ 38.000 reais) e 734.000 baht (R$ 51.000 reais).