Compacto chega bem equipado para destacar a Peugeot no segmento
O Peugeot 208 começa a ter suas primeiras unidades entregues dia 13 de abril, mas desde já sua responsabilidade é grande. A fabricante francesa, que amarga atualmente o 11º lugar em emplacamentos, com apenas 1,98% de participação no mercado, vê no novo compacto a chance de voltar a ter um produto com bom volume de vendas, como foi o 206 em sua época. A expectativa é de 2500 unidades por mês.
A fábrica de Porto Real (RJ) é a única fora da Europa responsável por produzir o 208. São pequenas as diferenças entre as unidades europeias e as brasileiras, como a entrada de ar no para-choque dianteiro um pouco maior e os faróis de neblina deslocados e a ponteira do escapamento visível. Também tem suspensão 1 cm mais alta, e os motores também são diferentes.
O Peugeot 208 já está disponível para encomenda em quatro versões, sendo duas equipadas com o motor 1.5 8v Flex de 93/89 cavalos de potência a 5.500 rpm e 14,2/13,3 kgfm de torque a 3.000 rpm (etanol/gasolina), e outras duas equipadas com o 1.6 16v EC5 com sistema de partida a frio que dispensa o tanquinho de gasolina, que gera 122/115 cv a 5.800/6.000 rpm e torque de 16,4/15,5 kgfm a 4.000.
Versões e preços:
208 Active 1.5 – R$ 39.990
Versão de entrada é bastante completa, mas tem pouco apelo estético. Conta com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, airbags frontais, freios com ABS (antitravamento) e REF (repartição de força da frenagem), vidros dianteiros elétricos, computador de bordo e chave-canivete. As rodas são de aço com calotas e não há faróis de neblina, mas tem lanternas traseiras de LEDs.
208 Allure 1.5 – R$ 45.990
Segundo a Peugeot, deve ser a “versão de trabalho” do 208, que deve responder por 50% das 2.500 unidades que pretende vender por mês. Além do presente no Active, conta teto panorâmico (fixo) e central multimídia (áudio, Bluetooth e navegação por GPS) com tela de 7 polegadas, além de retrovisores externos elétricos, luzes de neblina, rodas de liga leve diamantadas de aro 15, couro e comandos no volante e alguns detalhes cromados.
208 Griffe 1.6 M/T – R$ 50.690
Além do motor maior tem rodas de aro 16, sensores de chuva, de luz e de auxílio a estacionamento, piloto automático, alarme, vidros elétricos também traseiros e o ar-condicionado digital com duas zonas.
208 Griffe 1.6 A/T – R$ 54.690
Inclui a velha transmissão automática de quatro marchas, mas desta vez com trocas sequenciais por meio de aletas atrás do volante.