Modelo brasileiro, no entanto, tem futuro traçado
Menor carro da Ford, o Ka europeu não deve durar muito tempo mais em produção. Esta segunda geração do modelo, lançada em 2008, é fabricada na Polônia pela Fiat junto com o Fiat 500, com quem compartilha plataforma e uma série de componentes – curiosamente seu quadro de instrumentos é o mesmo do antigo Palio. A Ford já declarou que há tempos o Ka não dá lucro, e suas vendas diminuem mês a mês no velho continente. Não é o que se passa com o 500, que mesmo sendo mais caro vende bem.
A atual estratégia da Ford é se voltar para modelos globais, e este não é o caso do Ka. Ele nem mesmo aparece nas campanhas publicitárias mais recentes da Ford para o Velho Continente. Há gente na Ford que diz que o Ka é um carro que se vende sozinho. Nem tanto. Suas vendas caíram 20% em 2012, e só em abril último a queda foir de 27% segundo a consultoria Jato Dynamics.
Enquando o Ka europeu segue sem expsctativa de uma reestilização, tampouco uma nova geração, o Ka brasileiro tem futuro traçado. A Ford promete erradicar de sua gama brasileira até 2015 todos os modelos que não são globais. Para dar fim ao Ka atual e ao Fiesta Rocam ela trabalha atualmente em um novo compacto a ser lançado entre o final deste ano e o início de 2013, tratado como “novo Ka”. Este será fabricado em Camaçari, na Bahia. Fonte | Carscoops