Versão econômica será pioneira no Brasil no uso de motor da família EA211
O que se imaginava era que o subcompacto Up! seria o primeiro Volkswagen equipado com o novo motor 1.0 de três cilindros da família EA211 no Brasil, no início de 2014. Mas, talvez para despontar como a primeira as quatro grandes fabricantes com um motor de três cilindros, a Volkswagen deverá introduzir este motor no mercado brasileiro este mês à bordo do Fox Bluemotion 1.0. A informação havia sido adiantada pelo Automotive Business, e a edição deste domingo (2) do Jornal do Carro adianta que o lançamento da nova versão será este mês. A receita já é seguida por Kia Picanto e Hyundai HB20, que compartilham de um mesmo motor 1.0 12v Flex de três cilindros que gera 80 cv com etanol. Esta é a mesma potência especulada para o a variante do novo motor Volkswagen que passa a ser feito em São Carlos (SP), mas que na Europa está disponível para o Up! em versões de 60 ou 75 cv, mas sempre com torque de 9,7 kgfm. São 4 cv a mais e torque quase 1 kgfm menor que o do Fox 1.0 normal, mas o que joga à favor do novo motor, além de ter um cilindro a menos para sustentar, é o fato de seu bloco e seu cabeçote serem feitos de alumínio, ou seja, mais leves, além das de seu desenvolvimento já ter sido voltado para um menor consumo de combustível. Lançado no ano passado, o Fox Bluemotion contava até então apenas com o motor 1.6 8v VHT (EA111), que se vale de melhor acerto aerodinâmico, pneus de baixo atrito e transmissão com relações mais longas para alcançar o prometido consumo 12,7% menor. Isso só acontece por este motor ter fôlego, o que não é o caso do motor 1.0 TEC (EA211) que equipa outras versões do Fox, que precisa trabalhar em regimes de rotações mais elevados para embalar o carro. A retirada de um cilindro e as novas tecnologias empregadas neste novo motor parecem ter solucionado a questão. A Volks será a pioneira entre as grandes, mas a Ford equipará o novo compacto que substitui o Ka com um motor 1.0 de três cilindros já no ano que vem, e a Fiat irá lançar no Brasil seu motor 0.9 TwinAir de dois cilindros com o Projeto 344, modelo que substituirá o Mille.
Up!, Taigun e Gol: a “nova família”
O Gol G4 assim como o “Novo” Gol 1.0 são os únicos automóveis da Volkswagen que ainda não contam com freios ABS e airbags de série, o que será obrigatório a partir de 2014. Para o Novo Gol é questão de tempo, mas para o G4 isto significa o fim da linha, mesmo podendo voltar a ser equipado com tais componentes. É que não vale o empenho. Seu substituto é o Up!, que hoje roda em testes com pouquíssima camuflagem pelas estradas paulistas, antecipando seu lançamento previsto para o início de 2014. Um ano depois chega às lojas o SUV Taigun, derivado da mesma plataforma NSF (New Small Family), e que usará versão turbo do motor 1.0 tricilíndrico com 110 cv. Em 2016 será lançada uma nova geração do Gol, também derivada da NSF.