SUV muda radicalmente em sua terceira geração
Nem parece o mesmo SUV quadradão vendido no Brasil até 2010. Totalmente nova, a terceira geração do Nissan X-Trail é uma das novidades do Salão de Frankfurt. O modelo agora assume ser um crossover, posicionando-se entre o Qashqai e o Murano, e ainda substitui o Rogue na América do Norte.
Com um estilo completamente novo e muito mais dinâmico que o antecessor, o novo X-Trail quer concorrer com modelos como o Mitsubishi Outlander, Suzuki Vitara, Honda CR-V e Toyota RAV4. As linhas derivadas do protótipo Hi-Cross o deixa bastante atraente no segmento.
Com capacidade para até sete ocupantes, o novo X-Trail tem interior mais tradicional. O painel de instrumentos, por exemplo, sai do dentro do painel e agora está atrás do volante. O espaço interno também aumentou, e é notável a melhoria em seu acabamento. O Nissan X-Trail ainda conta com tecnologias como os faróis em LED, “Escudo de Proteção Nissan” e novo sistema de entretenimento e de navegação NissanConnect totalmente integrado ao painel.
Por ter produção prevista para várias fábricas, não foram divulgadas informações sobre motores. Para a Europa são esperados os motores turbodiesel dCi de 1,6 e 2 litros e potência entre os 130 e os 180cv. O lançamento está agendado para o primeiro trimestre de 2014.