Potência do compacto chega a 420 cavalos
Atração do Salão de Frankfurt, o Toyota Yaris Hybrid-R Concept que carros híbridos também podem ter potência de sobra. Não bastasse o motor 1.6 Turbo a gasolina que gera 300 cavalos e 42 kgfm de torque, ele ainda possui dois motores elétricos de 60 cv, um em cada roda traseira. Com potência máxima – que só permanece ativada por cinco segundos – ele chega aos 420 cavalos.
Há ainda um terceiro motor elétrico de 60 cv posicionado entre os outros motores e a caixa de câmbio seqüencial de seis velocidades, e que trabalha durante a desaceleração para alimentar seu super capacitor e também durante a aceleração para alimentar os outros dois motores elétricos traseiros, mas somente quando a potência e torque do motor ultrapassam o potencial de aderência das rodas dianteiras. É, na prática, quase um controle de tração.
O Toyota Yaris Hybrid-R está equipado com rodas de 18 polegadas da TRD (Toyota Racing Development) e pneus Michelin Pilot Sport Cup, que ficam à frente dos discos de freio com ranhuras com pinças de seis pistões na dianteira e quatro na treseira.
No interior encontra-se os mesmos pedais do esportivo GT 86, bancos Recaro com dois tons de couro e lateral em alcantara e alavanca de câmbio mais próxima do motorista. Por meio de um botão no volante – também revestido em alcantara – é possível selecionar o modo de direção do veículo, o que diz respeito a atuação do motor à gasolina.