Antigo e com preço alto, vendas do compacto não justificam sua produção
Apesar de já ter completado 10 anos no mercado brasileiro sem significativas alterações, o Volkswagen Polo ainda é um bom carro. O problema é que seu preço inicial de R$ 47,5 mil está muito acima de seus concorrentes, que ainda são mais recentes. Assim não é possível alcançar boas vendas, e é justamente por elas andarem em baixa que a Volkswagen já decidiu que deixará de produzir o modelo no Brasil no início de 2014.
Foram emplacadas apenas 3,6 mil unidades do Polo hatch de janeiro a agosto, queda de 44% em relação ao mesmo período de 2012. Em relação ao sedã, que teve 6,2 mil emplacados período, o recuo é de 30% na comparação com o ano passado. Esta quarta geração do Polo chegou ao Brasil em 2002 trazendo modernidades como a plataforma PQ25, que hoje já é usada por Gol e Fox, e a solda a laser. Ele ainda passou por reestilizações em 2006 e 2011, mas em 2009 deixou de estar em sintonia com a Europa, onde já há uma nova geração. O que vem se notando é que o objetivo da Volkswagen é tentar substituir o Polo pelo Fox, que por sinal ficará mais sofisticado em sua próxima geração prevista para o início de 2015. Já o Polo Sedan seria substituído pelo novo Santana. Este, no entanto, teve seus planos de produção nacional congelados pela Volkswagen até segunda ordem. Fonte | Automotive Business