Ainda virá o novo Transit, o Everest e novo jipe da Troller
A Ford quer manter em 2014 o bom ritmo de lançamentos que teve em 2012 e 2013, dois anos repletos de laçamentos globais, como o novo Fusion, EcoSport e o Fiesta reestilizado. Para 2014 a fabricante norte-americana guarda o que talvez será seu modelo mais representativo em termos de vendas nesta nova safra, o novo Ford Ka. Como coadjuvantes virão o esportivo Fiesta ST, a nova geração do furgão Transit e as picapes Série F. O Everest, SUV derivado da Ranger, também é cotado.
Com lançamento previsto para acontecer em março, o novo Ford Ka chegará para ocupar o posto do antigo Ka e também do Fiesta Rocam, ser tornando o carro de entrada da Ford. Fabricado em Camaçari (BA),terá preços partindo de cerca de R$ 28 mil e contará com um motor 1.0 de três cilindros com cerca de 80 cv e um 1.5 16v com 111 cv. A versão sedã será lançada no início do segundo semestre.
No meio do ano quem chegará como importado será o Fiesta ST, numa tentativa de concorrer com o Citroën DS3 e o já aguardado Peugeot 208 GTI, Ele é um esportivo de verdade, dotado de motor 1.6 Ecoboost de injeção direta, na calibração usada pelos Focus mais potentes na Europa, com 180cv e 24 kgfm de torque máximo. Acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades, este motor leva o Fiesta aos 100 km/h em 6,9 segundos e o faz atingir máxima de 220 km/h. Espere por preços próximos dos R$ 70 mil.
Outra novidade é o Ford Everest, o SUV derivado da Ranger, antecipado por um conceito apresentado na Austrália em agosto. Para fazer frente a Chevrolet TrailBlazer e ao Toyota SW4, será importado da Argentina com os mesmos motores da picape com quem compartilha a plataforma: o Duratec 2.5 16v Flex e o Puma TDCi 3.2 20v diesel de 200 cv.
Fora do mercado brasileiro há dois anos, quando a Ford deixou de produzir a F-250 e a F-4000 para abrir espaço para a Ranger, a Série F deverá voltar ao Brasil em 2014, já em nova geração. A picape figura entre os modelos mais vendidos do mundo, e está no topo do ranking de vendas dos Estados Unidos graças ao F-150. Por aqui seria concorrente direto da picape RAM 2500.
Outro que chega em 2014 é o Ford Transit em sua nova geração. O furgão turco está totalmente novo, com design mais moderno e conjunto mecânico mais eficiente, mas ao que tudo indica continuará sendo um importado.
Troller
Hoje pertencente à Ford, a cearense Troller trabalha no desenvolvimento de uma nova geração para o jipe T4. Este deverá utilizar o máximo de componentes em comum com a picape Ranger, para baixar os custos de fabricação do modelo. Espera-se, inclusive, que ele use o mesmo motor 3.2 Puma Turbodiesel de 200 cv.