Compacto será oferecido com três motores turbo, todos flexíveis
A MINI apresentou em novembro passado a terceira geração do MINI Cooper desde que está sob controle da BMW. Maior, com alterações perceptíveis no design – sem perder suas formas características – e com novos motores, o compacto premium tem lançamento no Brasil confirmado para o segundo semestre, e terá até motores flex.
O novo desenho da parte frontal é mais agressivo e imponente, o que se repete na lateral, com vincos fortes e linha de cintura elevada. Na traseira as lanternas são maiores e os vincos são mais pronunciados. Seu interior é interessante: mantiveram o circulo ao centro do painel, mas sem o velocímetro, ficando dedicado a sua central de infoentretenimento. O quadro de instrumentos completo está atrás do volante. O novo MINI conta ainda com Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC) como item de fábrica, incluindo Controle Dinâmico de Tração (DTC) e Controle Eletrônico da Trava do Diferencial (EDLC).
A carroceria cresceu 92 mm, atingindo 3,821 metros de comprimento. As outras dimensões aumentam alguns centímetros. A largura agora é de 1,727 metros e a altura de 1,414 mm. Medidas maiores no exterior permitem ao carrinho oferecer maior espaço interno, para os ocupantes e para as bagagens: o porta-malas aumentou em 30%, atingindo 211 litros. Para o Brasil as versões disponíveis em um primeiro momento serão a Cooper e Cooper S. A versão Cooper será equipada com motor 1.5 TwinPower Turbo a gasolina de 3 cilindros que gera 136cv de potência e a versão Cooper S será equipada com motor 2.0 TwinPower Turbo a gasolina de 4 cilindros que gera 192cv de potencia, ambos com transmissão automática de seis velocidades. Poucos meses após o lançamento das duas versões iniciais será introduzido também em nosso mercado a versão One, que será equipada com motor 1.2 TwinPower Turbo a gasolina de 3 cilindros que gera 102cv de potência com transmissão mecânica de seis velocidades. Estes motores já estariam adaptados para poder queimar etanol.