Focus ganha visual inspirado no Fusion e no Focus ST
Esta geração do Focus ainda nem perdeu o status de novidade no Brasil, mas na Europa, onde acumula quase 4 anos de mercado, chegou a hora de passar por uma reestilização extensa. O novo desenho é inspirado no Focus ST e lembra outros Ford, como o Fusion. Também há alterações entre os motores.
As alterações mais profundas estão na parte frontal, com nova grade, faróis e para-choques. No interior, a tela multifuncional é maior e alguns botões e volante foram redesenhados. Na traseira as mudanças são sutis. Por dentro, destaque para o console central, com novo desenho, e com nova tela sensível ao toque de oito polegadas, novos comandos para o ar condicionado e um novo apoio de braços integrado e móvel.
Os engenheiros da Ford ainda equiparam o Focus com sistema de direção elétrica atualizada e reprogramaram o sistema de controle de estabilidade. Os amortecedores e a rigidez da suspensão foi também revista. A Ford ainda disponibilizará a nova tecnologia de estacionamento em ângulo perpendicular sem utilização das mãos e melhoramentos no sistema de frenagem automática em cidade (que agora funciona até 50 km/h).
Na parte mecânica, surge um novo motor a gasolina 1.5 Ecoboost turbo com 150 e 180 cv e o Diesel 1.5 TDCi, que estará disponível a partir de 2015, com potências entre os 95 e os 120 cv.
Há ainda os já conhecidos motores 1.0 Ecoboost com 100 e 125 cv e os diesel 1.6 TDCi com 95 e 115 cv, o 2.0 TDCi com 150 cv e o Focus elétrico com 145cv.