Sistema integra os gadgets da marca aos automóveis
A Apple anunciou esta semana o seu mais novo produto. Trata-se do Carplay, interface que possibilita a integração dos gadgets da marca na maçã às centrais de infoentretenimento de automóveis, cada vez mais comuns. O sistema será implantado inicialmente por s Ferrari, Mercedes e Volvo.
O equipamento não é nada mais do que uma tela acoplada no painel do carro, com controles integrados ao volante e que permitirá atender chamadas telefônicas, escutar músicas, ler mensagens e visualizar a navegação GPS direto no painel, assim como outros dispositivos multimídias do mercado. Sua diferença é a integração nativa com o sistema iOS, bastando apenas conectar o iPhone em uma entrada específica. Devido ao encaixe do aparelho (via porta lightning), o sistema só será compatível com os iPhones de última geração (5s e 5c). Ainda não foram divulgadas as chances do tablet iPad ser compatível.
Outras montadoras, como BMW, Ford, General Motors, Honda, Hyundai, Jaguar Land Rover, Kia, Mitsubishi, Nissan, PSA Peugeot Citroën, Subaru, Suzuki e Toyota ainda estudam a utilidade do gadget. A Apple visa estimular o uso de seus aparelhos durante a condução do veículo, tornando necessária a criação uma interface compatível com seu restrito sistema operacional, para ajudar o motorista a não perder a atenção na estrada e, ao mesmo tempo, poder utilizar seu iPhone.