BMW passa a ter crossover esportivo um pouco menor, baseado no X3
Após Série 4, Série 2 e o Active Tourer, a BMW passa a ter mais um modelo inédito, o BMW X4. Ele não está no Salão de Genebra, mas foi revelado paralelamente ao evento e está previsto para chegar ao mercado europeu em julho. Se trata de um novo crossover esportivo derivado do X3 e que segue a mesma filosofia que deu origem ao X6 – que é derivado do X5.
Onde a BMW vai parar, não sabemos. Atualmente as fabricantes fazem de tudo para ter mais e mais crossovers e SUVs, e agora a fabricante bávara quer explorar a faceta esportiva destes veículos com um produto menor e mais acessível.
A base mecânica é exatamente a mesma do novo X3, cuja versão atualizada é uma das atrações de Genebra, mas tem dimensões um pouco diferentes. O X4 é 14 mm mais longo e 36 mm mais baixo, algo esperado devido ao caimento acentuado do teto, o que lhe confere o aspecto de cupê. Ainda assim há espaço declarado para cinco passageiros, mas o porta-malas ficou 50L menor que o do X3.
O BMW X4 será equipado com os motores mais potentes do X3. Num primeiro momento estarão disponíveis seis propulsores, três a gasolina e três Diesel. A gasolina, há duas variações do 2.0 TwinTurbo, que gera 184 cv no X4 20i e 245cv no X4 28i, e ainda há o 35i com um 3.0 de seis cilindros de 306 cv. Nos diesel, o destaque vai para o X4 20d, que estreia aqui um novo motor 2 litros, agora com 190 cv (mais 6cv). Ainda há opções de 258 e 313 cv.
Há proposta esportiva, tanto que todas as versões são equipadas com uma afinação de suspensão mais esportiva e sistema de tração Xdrive com Performance Control, que minimiza subesterços e sobreesterços. Tal como o X6, o X4 também deverá contar com uma versão M, com o mesmo seis cilindros biturbo dos novos M3 e M4, com próximo dos 430cv de potência.