Sistema melhora o funcionamento dos faróis de LED
Faróis a laser podem ser encontrados no BMW i8 que, entretanto, ainda não esta a venda. A Audi aproveitou essa demora e lançou o Audi R8 LMX, intitulado “primeiro carro de produção do mundo com faróis a laser”. E isso porque o R8 já foi o primeiro com faróis de LEDs. A vantagem está no alcance e na qualidade do facho de luz, que tem o dobro do alcance dos faróis full-LED do esportivo.
O sistema laser complementa os LEDs acima dos 60 km/h, tendo em cada farol quatro diodos de alta potência com um conversor de fósforo que transforma a iluminação gerada em luz branca, com temperatura de cor de 5.500 Kelvin. Sensores interpretam se há outro carro no sentido contrário e otimizam o facho para que não ofusque o outro motorista.
De toda forma, o R8 LMX é uma série limitada em 99 unidades, que se sobressaem pela cor “Azul Ara” ou pelo “Cinza Daytona”, que é fosco, e que soma ainda spoiler dianteiro e capas dos retrovisores em plástico reforçado com fibra de carbono. A grade e as tomadas de ar laterais tem cor cinza titânio e as saídas de escape são em preto brilhante. O interior tem costuras e detalhes na cor azul.
O motor não tem nada incomum. É o V10 de 5,2 litros com transmissão S-Tronic de sete velocidades que envia a força para todas as rodas por meio da tração integral Quattro. Ele vai de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e atinge máxima de 320 km/h.