0 a 100 km/h em 3,7 s com consumo de 25 km/l
Enquanto no Brasil motores Diesel não podem nem mesmo chegar perto dos automóveis, na Europa eles estão presentes até em esportivos. O britânico Trident Iceni se garante como o mais rápido deles, sendo capaz de ir de 0 a 100 km/h em bons 3,7 segundos e de alcançar uma velocidade máxima de 309 km/h em sua versão mais fraca.
Sempre equipado com motor turbodiesel V8 de 6,6 litros, em sua versão mais fraca o Iceni tem à disposição 400cv e torque máximo de 96,6 kgfm. Um ponto positivo é que o consumo é baixo. Os engenheiros garantem que otimizaram o motor e a transmissão para que o Iceni mantenha os 112 km/h com o motor a apenas 980 rpm, algo que garantiria consumo de 25 km/l e, consequentemente, autonomia de 3000 km. Além disso, pode ser abastecido com biodiesel, óleo de palma ou óleo de linhaça. Há outras versões mais potentes, mas sem números de desempenho divulgados. A intermediária, chamada Performance, tem 435 cv e 131,1 kgfm de torque, enquanto a mais potente, Track Pack, gera 670 cv e monstruosos 145 kgfm de torque.
Os preços partem de 116 mil euros (R$ 356 mil). Os pacotes Performance e Track Pack aumentam a conta em 13.700 euros e 40.000 euros, respectivamente.