Combinação de materiais leves e resistentes fez o sedã ficar 25% mais leve
Num mundo onde a eficiência dos automóveis se torna mais importante a cada dia, até o peso também passa a ser motivo de estudo. Além de influenciar do desempenho, qualquer grama extra afeta o consumo do motor, e nem sempre apelar para motores menores e mais modernos resolve. Trabalhando neste sentido, a Ford resolveu criar um protótipo que reunisse todas as técnicas para redução de peso que tem nas mãos. No fim das contas, conseguiu fazer um Fusion pesar o mesmo que um Fiesta.
Chamado de Ford Lightweight Concept, ele é 25% mais leve que um Fusion de série, e essa perda de peso não é resultado de dieta de revista. A Ford lançou mão de diversas técnicas para mesclar materiais leves e resistentes, como alumínio, fibra de carbono e cristal endurecido quimicamente, e isso em componentes que passariam despercebidos. Por exemplo, as pastilhas de freio são de alumínio, as rodas e o cárter do motor são de fibra de carbono e as molas da suspensão são de materiais compostos. O uso de alumínio no chassi também foi extensivo neste conceito. Ele possui até mesmo o painel de instrumentos e a estrutura dos bancos em fibra de carbono. O motor é o 1.0 EcoBosst de 3 cilindros com 125cv, escolhido por também ser mais leve. A questão é que nem todas as técnicas usadas estão prontas para chegar à produção em série e outras, apesar de prontas, aumentariam muito o preço final do carro, ao menos até a tecnologia ser paga. Ainda assim é um estudo interessante e muito mais útil do que qualquer conceito de design.