Sistema integra totalmente smartphones Android à central do automóvel
Há 15 anos, um carro que exibisse suas condições ao motorista numa tela, que recebia o nome pomposo de “computador de bordo” era muito sofisticado e tecnológico. Hoje o sistema já está presente em carros mais baratos e não é raro encontrar telas maiores, geralmente sensíveis ao toque, somando funções de central de entretenimento, navegador, exibição da câmera de ré e controles do veículo. Agora o Google propõe mais: integração total entre o carro e smartphone, e já a partir do final deste ano. Em resposta ao CarPlay, da Apple, o Google apresentou ontem, durante o Google I/O – evento anual onde apresenta suas novidades – o Android Auto. A plataforma visa integrar aplicativos do smartphone com o carro em três frentes: música, navegação e comunicação. Os comandos são simplificados e há recursos como comando de voz para evitar distrações do motorista, além de mostrar informações úteis do Google Now.
Quanto a música, o sistema automotivo possui integração com vários aplicativos, como o próprio Play Music, além dos Joyride, At Bat, Pandora, Spotify, Songza e iHeartRadio, por exemplo. Além de reproduzir arquivos armazenados nos aparelhos e sincronizados via Bluetooth, também se integra aos serviços de streaming de música.
A navegação foi apresentada apenas pelo Google Maps – que mal ou bem já possui integração com os dados do Waze –. O sistema tem comandos bastante simples, visando mostrar apenas o essencial. Tal como nos smartphones, não é necessário digitar o destino, bastando apenas usar o comando de voz para dizer o nome da rua, ou apenas o estabelecimento para onde quer ir.
Em termos de comunicação, mensagens de texto de SMS ou do Hangouts podem ser exibidas diretamente na tela da central, lidas pelo sistema e respondidas usando os comandos de voz. Logo o Whatsapp também terá integração com o Android Auto.
O sistema começa a ser visto no automóveis antes do final do ano, ao menos nos Estados Unidos. Fabricantes de automóveis e hardware automotivos que fazem parte da iniciativa Open Auto Alliance — inclusas Audi, Chevrolet, Fiat, Ford, Honda, Jeep, Kia, Renault, Suzuki, Volkswagen e Volvo, além de JVC Kenwood, Alpine, Panasonic, Pioneer e Parrot — podem mostrar novidades muito em breve.