Sistema usa base de dados com velocidade máxima e localização do radar
Uma das novas tecnologias presentes na nova geração do Hyundai Genesis combina o GPS e o sistema de freios de forma um tanto controversa: ele é capaz de reduzir a velocidade do carro automaticamente ao se aproximar de radares de velocidade.
Antes dos freios começarem a atuar, entretanto, a 800m do radar o sistema de detecção emite um alerta sonoro para o condutor caso esteja acima da velocidade permitida.
"Ele sabe que há uma câmera de velocidade lá, ele sabe onde ela está e vai adotar a velocidade correta", explicou Guido Schenken, RP da Hyundai Austrália ao site drive.com
O sistema só é capaz de atuar caso a localização e a velocidade máxima admitida pelo radar esteja salvo na base de dados do veículo, e é incapaz de atuar com câmeras ou radares móveis ou com sistemas integrados nos carros da polícia como alguns sistemas disponíveis no mercado que identificam os lasers do sistema.
Isso tudo só mostra do que os carros autônomos serão capazes no futuro. Mas, apesar de tudo, é um sistema controverso e capaz de gerar debates com o argumento de que isso encorajaria os motoristas a andar acima da velocidade permitida. O novo Hyundai Genesis está disponível ao redor do mundo com quatro motores: 3.0 V6 com 257cv e 30,8kgfm de torque; 3.3 V6 com 282cv e 35,3kgfm; 3.8 V6 com 315cv e 40,4kgfm e um V8 5.0 com 425cv e 52,9kgfm, sempre com câmbio automático de oito marchas e opção de tração integral HTRAC. O lançamento da nova geração no Brasil ainda não tem data.