Versão mais legal, com motor W12, custa R$ 749.900
O Audi A8 é o sedã topo de linha da marca e quem o procura busca por muita tecnologia, sofisticação e conforto. Para quem está mais preocupado com o conforto no banco de trás, agora existe a opção do A8L, versão longa do modelo que já está a venda e confirmada para o Salão do Automóvel de São Paulo.
Com preços que começam em R$ 457.300, o modelo oferece 13cm a mais no entre-eixos (de 3,12m) que favorecem o espaço para quem for no banco traseiro. Na versão mais em conta o motor é um 3.0 TFSI, que equipa o A6, e graças a um compressor mecânico – que pode ser desativado para melhorar o consumo de combustível – gera 310cv e é capaz de levar o A8 L de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. A máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h, nada mal para um carro de 1.955 kg. Ele conta com sistema de tração integral quattro e o câmbio Tiptronic de oito marchas.
De série, há equipamentos interessantes como os faróis Matrix Led, head up display, suspensão a ar adaptativa, start-stop, volante com shift-paddles, teto solar panorâmico Open Sky, bancos traseiros com ajustes elétricos, aquecimento, ventilação e massagem, etc. Há uma versão mais cara, de R$ 749.900, equipada com motor W12 6.3 FSI, o menor motor de 12 cilindros do mundo, que gera 500cv e que é capaz de desligar 6 dos 12 cilindros para economizar combustível. Mesmo assim confere a este sedã imenso desempenho de espotivo, com 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h e o sistema de transmissão é o mesmo do V6.