Nissan Sentra S – Espécie em risco de extinção

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Versão de entrada mostra como pode ser legal ter um sedã médio manual

SENTRAMT-5642

As peruas já correm risco iminente de extinção, e isso parece ser irreversível. Mas ainda dá tempo de evitar outra catástrofe na fauna automotiva, a extinção dos sedãs médios com câmbio manual. É o caso do Nissan Sentra S, versão de entrada que responde por modestos 5% das vendas do sedã nipo-mexicano, e única que mantém o pedal de embreagem.

SENTRAMT-5664

Entre os concorrentes, Toyota Corolla, Honda Civic e Chevrolet Cruze também oferecem câmbio manual apenas em suas respectivas versões de entrada, sempre com motor 1.8 e com opção de câmbio automático, o mesmo que a Renault faz com o Fluence 2.0 e a Volkswagen com o Jetta. O Peugeot 408 2.0 tem câmbio manual e o 1.6 THP fica com o câmbio automático, enquanto o irmão Citroën C4 Lounge, um ponto fora da curva, tem câmbio manual em duas versões: Origine e Tendance. Só que o Ford Focus Sedan não possui qualquer opção de câmbio manual. Sinal dos tempos… Esperta é a Ford. A verdade é que todas estas versões manuais vendem pouco e são raras. Bom é que costumam ser ofertadas com descontos nas concessionárias.

SENTRAMT-5674

“Ah, mas quem compra um carro desses quer conforto” dirá você. Sim, com certeza. E não tenho argumentos contra isso. A questão é que tudo fica mais chato, principalmente se comparado com o Sentra SL e câmbio CVT – presente também na SV, intermediária – que avaliamos no início deste ano. O Sentra S é outro carro! Divertido, pelo simples fato de ter marchas (seis!), ao contrário do CVT, que não possui nenhuma. Sem contar que sua cabeça o módulo de gerenciamento do câmbio. Quer cortar esticar uma marcha ou cortar giro? O problema é absolutamente seu.

SENTRAMT-5650

Em comparação com a geração anterior, o conjunto ficou um pouco diferente. Não o motor 2.0 16v Flex, que continua com 140cv (5.100rpm) e 20kgfm de torque (4.800rpm), seja com álcool ou com gasolina, mas sim a própria transmissão. Os engates ficaram menos justos, mas ainda assim certeiros, ao passo que o pedal de embreagem ficou mais leve, contornando o peso excessivo do antigo. Agora ele não te cansa após um longo tempo no trânsito. As marchas são bem escalonadas, mas zelam pelo conforto e pelo silêncio a bordo, e não exatamente com o desempenho. Isso não quer dizer que se trata de um carro lento: respeite seus 9,9s (0,2s mais rápido que o CVT) de 0 a 100km/h e os 196km/h de máxima obtidos em quinta marcha. A sexta marcha funciona como Overdrive, ou seja, existe para manter o giro do motor baixo em velocidade de cruzeiro. A questão é: o Sentra não quer que você seja rápido com ele.

SENTRAMT-5680

Este Nissan apela para um comportamento mais suave. Sua suspensão, independente na dianteira e de eixo de torção na traseira, tem acerto que preza pela absorção das imperfeições do asfalto e pelo conforto dos ocupantes, mas ao entrar em uma curva mais “quente” você encontra seu limite cedo.

SENTRAMT-5671

Some a isto o fato de que, diante do painel do Sentra, simétrico e com tudo em seu devido lugar sem exagerar em formas, o motorista fica estimulado a curtir a viagem e não a pisar mais fundo no acelerador – para chegar mais rápido ao seu destino ou se sentir obrigado a reflorestar um campo. Mas pode até ser que ele fique um tanto irritado com a ausência de USB e de streaming de música via Bluetooth (que só é usado para chamadas) no rádio. Claro que se ele for um senhor isso não importará, e os grandes bancos, confortáveis e com acabamento aveludado, poderão amenizar a situação lembrando seu saudoso Del Rëy Ghia.  Apesar da falta de couro no revestimento, a versão de entrada do Nissan Sentra não tem aspecto pobre. Ele não exagera em texturas diferentes e tem boa parte da superfície do painel emborrachada, enquanto um plástico brilhoso cobre todo o console central.

SENTRAMT-5617

Há certa generosidade nos equipamentos. Mesmo em uma versão básica, que custa R$ 64.090, há  sistema Keyless, que exige apenas que a chave esteja com o motorista para que este abra a porta e dê partida no carro – por botão -, controle de áudio no volante, faróis de neblina, luzes diurnas de LEDs, maçanetas cromadas e rodas de liga-leve aro 16″. Também não faltam itens mais que obrigatórios no segmento, a exemplo de ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, airbags dianteiros, freios ABS com EBD e BA, e todos os cintos traseiros de três pontos.

SENTRAMT-5629

Vale a pena? Ao contrário de muitos carros em suas versões de entrada, vale. Mas vende muito pouco, assim como os equivalentes da concorrência. Culpa de um mercado que amadureceu e hoje preza pela eliminação do terceiro pedal em prol do conforto no trânsito.

Ainda há, para a sorte de todos quem prefira um bom câmbio manual a qualquer automático com número de marchas infinitos, e isso é bom. Até é meu caso. Os fabricantes só não podem esquecer desta minoria na hora de propor sua gama de versões. Basta o fato de não existir uma versão mais completa com embreagem…

O que ouvir a bordo do Sentra S?

Nissan Sentra S by Primeira Marcha on Grooveshark

Ficha técnica do Nissan Sentra S:

Motor: Bicombustível, dianteiro, transversal, 1.997 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando variável nas válvulas de admissão e escape e duto de admissão de dupla geometria. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Transmissão: Câmbio manual de seis marchas à frente uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle de tração.
Potência máxima: 140cv a 5.100rpm com etanol/gasolina.
Torque máximo: 20kgfm a 4.800rpm etanol/gasolina.
Diâmetro e curso: 84 mm X 90,1 mm. Taxa de compressão: 9,7:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson com barra estabilizadora. Traseira com eixo de torção, barra estabilizadora e molas helicoidais.
Freios: Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e quatro lugares. Com 4,62 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,50 m de altura e 2,70 metros de entre-eixos. Oferece airbags duplos de série.
Peso: 1.288 kg.
Capacidade do porta-malas: 503 litros.
Tanque de combustível: 52 litros.
Itens de série: i-Key, computador de bordo, freios ABS com EBD, airbags frontais, alarme perimétrico, rodas de liga-leve de 16 polegadas, lanternas e faróis de leds, ar-condicionado, direção elétrica com assistência variável, retrovisores, vidros e travas elétricos, botão de ignição , faróis de neblina, volante multifuncional com acabamento em couro e rádio com CD, Mp3 e Bluetooth.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários