Buggy será usado por Carlos Saínz no próximo Rali Dakar
A Peugeot vai além da apresentação do 2008 fabricado no Brasil e mostrará o 2008 DKR no Salão do Automóvel de São Paulo, no final deste mês. Se trata do carro com o qual vai disputar o Rali Dakar, em janeiro de 2015, onde já fez história no passado. Apesar de não parecer, se trata é uma reinterpretação do pacato 2008.
A Peugeot foi nada menos que tetracampeã no Paris-Dakar, entre 1987 e 1990, três vezes com o espanhol Carlos Sainz e uma vez com o finlandês Juha Kankkunen, a bordo dos míticos 205 T16 e 405 T16. E Sainz pilotará novamente o carro da equipe depois de 25 anos, tendo como dupla o piloto francês Cyril Despres.
O novo carro, batizado de 2008 DKR (sim, DKR é uma abreviatura de Dakar), foi desenvolvido numa parceria entre a Peugeot Total e a Red Bull. Do original, obviamente, ficaram apenas parte das linhas e objetos como faróis. A tração, ao invés de ser integral, é traseira, seguindo os moldes dos eficientes bugues que o francês Jean-Loius Schlesser usou em outras edições (aliás, o 2008 DKR competirá justamente na categoria Buggy).
Mais chato mas não menos importante, o Peugeot 2008 será apresentado ao público brasileiro pela primeira vez no mesmo evento, e já naturalizado brasileiro. Já em produção na fábrica da PSA em Porto Real (RJ) o SUV compacto estreia nas concessionárias no finalzinho deste ano. O motor 1.6 THP Flex de 170cv será uma das novidades.
Com informações da Car And Driver