Com 400cv em um 2.0 versão superesportiva do Golf pode ganhar luz verde
Desde que a Volkswagen mostrou o Golf R 400 como conceito, em abril no Salão de Pequim, sabe-se das segundas intenções da fabricante com o modelo. Segundo a edição norte-americana da Car Magazine, a versão de produção do mais esportivo dos Golf seria apresentada no Salão de Frankfurt do ano que vem e chegaria às lojas antes mesmo do final do ano.
Sim, a mesma Volkswagen que ainda vende o Jetta com motor 2.0 de 120cv já estaria se preparando para produzir um Golf com motor 2.0 de 400cv. O chefe de pesquisa e desenvolvimento da Volks, Heinz-Jakob Neusser, havia adiantado que a marca estava empolgada com a ideia de produzir o modelo.
Partindo do novo Golf R, que já extrai respeitáveis 300cv de seu 2.0 TFSI, o R 400 teria alterações no turbo, que passa a gerar ainda mais pressão, e no cárter, reforçado. No fim das contas, são 400cv e 45,5kgfm de torque. No conceito, tudo era enviado para as quatro rodas por meio do sistema 4MOTION e por intermédio do câmbio DSG de 6 velocidades. O resultado seria o 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e uma máxima de 280km/h. Claro que para dar conta deste desempenho a suspensão e os freios também teriam que ser modificados. Se tudo correr como o esperado, o lançamento acontece dentro de um ano.