Derivado do Peugeot 2008, é exclusivo para o mercado chinês
Enquanto a Peugeot finaliza o 2008 brasileiro, na China a Citroën lança o C3-XR, SUV compacto baseado na mesma plataforma e que tentará acompanhar o embalo de outros modelos da marca naquele mercado. Parte dos 108.800 iuan, cerca de R$ 46.600, e não há planos para que ele seja vendido em outros mercados – ao menos por enquanto.
Fabricado na China sob a tutela da joint-venture Citroën-Dongfeng, tem design inspirado no sedã compacto C-Elysse, mas as linhas da lateral e da traseira revelam que este projeto nasceu para ser Peugeot.
O interior ainda soa como novidade por não ter sido mostrado em novembro, durante o Salão de Guanzhou. Nem o visual nem o acabamento impressionam, tudo parece ter sido feito para ser de baixo custo e alguns elementos, como os comandos do ar-condicionado, saíram do C-Elysse. Faz sentido: a ideia da PSA é posicionar a Peugeot como premium e a Citroën como marca popular.
Mas há pontos positivos, como o quadro de instrumentos completo e o sistema de partida sem chave, opção de bancos dianteiros elétricos com função massagem e teto panorâmico. Também não deve segurança, com controles de estabilidade e tração e sistema All Grip opcional, que usa o bloqueio do diferencial dianteiro para melhorar o comportamento em situações de baixa aderência, como lama, neve e terra.
O SUV compacto chinês será equipado com um motor 1.6 16v a gasolina com 117cv e 15,4kgfm de torque e com o já conhecido 1.6 THP (turbo), com 167 cv e 24,5 kgfm de torque. Completo custa 171.800 iuan, aproximadamente R$ 73 mil.