Listagem conta com modelos que ainda serão lançados no Brasil
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou a lista de eficiência de 583 carros, de 36 marcas, que serão disponibilizados em território nacional neste ano. A lista, além de ajudar a descobrir os carros mais econômicos do Brasil, também serve como uma espécie de ‘spoiler’ de modelos que ainda podem ser lançados por aqui. O Ford Fusion Hybrid foi, pelo segundo ano consecutivo, o automóvel mais eficiente do país. Com um motor 2.0 e outro elétrico, o sedã conseguiu médias de 16,6 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada. Apenas 20 modelos dos 583 carros receberam a nota máxima do teste (AA) e o Fusion foi o único da categoria extra grande a conseguir esta marca. Falando em híbridos, menção honrosa ao Toyota Prius e o Lexus CT200h, que utilizam o mesmo sistema combustão/elétrico e conseguiram médias de 15 km/l.
Com exceção do Fusion, a lista é composta, em sua maioria, por modelos compactos e subcompactos. Entre os destaques estão Volkswagen Up! 1.0, que roda a média combinada de 9,6 km/l com etanol e 14 km/l com gasolina – como medidos pelo blog durante a avaliação -, Fiat Uno 1.4 (9,6 km/l e 13,8 km/l), Renault Clio 1.0 (9,3 km/l e 13,6 km/l) e Nissan March 1.0 (9,4 km/l e 13,5 km/l). Já entre os médios, o Ford Ka+ 1.0 foi o que obteve melhor eficiência energética, com picos de 9,5 km/l e 13,8 km/l no circuito cidade e estrada, respectivamente. Honda City 1.5 (9,3 km/l e 13,3 km/l) e Hyundai HB20S 1.0 (9,2 e 13,2) também foram bem avaliados.
Algumas surpresas também fazem parte do levantamento. A Peugeot foi a que mais chamou atenção. No compacto 208, algumas versões inéditas: Like, Style e Quiksilver. Com exceção da últimas, que foi apresenta durante o salão do automóvel e chegará ao mercado neste ano, existem as inéditas Like e Style. Ambas já comercializada na Europa, a versão Like se destaca pelas rodas brancas e detalhes coloridos no interior. Já a Style traz retrovisores com capa cromada, teto solar panorâmico e volante de couro. Equipadas com motor 1.5 flex e câmbio manual, possuem consumo parecido com as já disponibilizadas por aqui. Médias de 8,6 km/l no ciclo combinado com etanol e 12,7 km/l no mesmo ciclo, com gasolina.
E não foi só: O 2008, crossover da fabricante francesa também deu as caras na lista e mostrou seu consumo. Com previsão de lançamento ainda neste semestre, o modelo será disponibilizado com duas opções de câmbio. Um manual de seis marchas e outro automático de 4 velocidades. Serão três versões: Allure, Griffe e Griffe THP. A versão Griffe THP registrou consumo combinado de 7,6 km/l de etanol e 11,4 km/l de gasolina. Tanto Griffe como Allure, com motor 1.6 aspirado e câmbio manual, apresentaram média de 7,7 km/l com etanol e 10,8 km/l com gasolina. Na possível transmissão automática, as médias caem para 7,2 km/l e 10,1 km/l, com etanol e gasolina, respectivamente.
Outro que apareceu na lista foi o Mini One. Versão de entrada do Mini, o modelo conta com um inédito 1.0 3 cilindros turbo de 102 cv e 15 kgfm de torque. Com este motor, o compacto premium faz médias de ciclo combinado na casa dos 12,7 km/l. PBE Inmetro 2015 – Veículos leves