Pensado para clientes de meia-idade, sedã usa plataforma do velho Focus
Apresentado em sua versão de produção no Salão de Guanzhou, em novembro, o novo Ford Escort só começa a ser vendido na China agora, com preços que partem dos 96,800 yuan (R$ 42 mil). Este novo Escort não só é baseado na antiga geração do Focus, como também o substitui na China, onde era vendido até agora como Focus Classic. Mas é bem mais simples…
Pelo visto, o tempo vingou o Escort, substituído em 1999 pelo Focus. Tem 4,58m de comprimento, 1,82m de largura e 1,49m de altura com entre eixos de 2,68m. São dimensões de carro médio, mas o acabamento é de carro compacto, jeito encontrado para não canibalizar as vendas do novo Focus, assim como substituir a suspensão traseira multilink pela de eixo de torção, mais simplória e barata.
O interior revela características de carros de baixo custo. Apesar de comum em carros baratos, o sistema de som não tem tela de LCD, mas, como as versões mais baratas do nosso Ka, tem um suporte para que se coloque o smartphone no topo do painel e o conecte ao rádio. O quadro de instrumentos também é tão simples quanto o do compacto brasileiro.
Com o Escort a Ford mira em consumidores de meia-idade conservadores, que dão importância ao espaço interno mas não ligam para um design excitante e nem para um motorzão: ele usa o 1.5 16v Sigma de 115cv e 14,7kgfm, com câmbio manual de cinco marchas e automático de seis. O mais caro custa 119.800 yuan, ou R$ 52 mil. Pelo visto o Chevrolet Cobalt já tem um amiguinho para conhecer quando for à China.