Autônomo, carrinho tem volante instalado em um braço robótico
É tradição: em todas as edições do Salão de Genebra a Rinspeed apresenta algum carro-conceito esquisito ou com proposta completamente diferente dos outros carros do evento. Para a edição deste ano, que começa em 5 de março, a novidade é Rinspeed Budii, um pequeno compacto autônomo baseado no BMW i3.
O carro até pode andar sozinho por aí ou seguir o proprietário, mas há um volante para quando qualquer pessoa que estiver na frente quiser dirigir. É que o volante está em um braço robótico que pode se movimentar para os dois lados, ou até mesmo transformar o volante em uma mesa. Só que os pedais não mudam de lado, como é possível ver no vídeo de divulgação.
Outro detalhe que chama atenção é a central de entretenimento da Harman, capaz de identificar as preferências e os hábitos do motorista, a fim de automatizar todas as operações. Ainda há carregamento sem fio e pagamento automático para o estacionamento através de uma conexão NFC.
Como a base é o BMW i3, modificaram um pouco o carro, pintando partes que são em preto no carro original, colocando rodas Borbet aro 19”, suspensão a ar regulavel em 10cm e ainda um scaneer no teto chamado "TrackView", que fornece uma perspectiva 3D e trabalha em conjunto com uma câmera de alta resolução para mapear o terreno e regular a suspensão. O torque final vem do par de mini scooters elétricos colocados no lugar dos bancos traseiros, em gavetas retráteis.