Motor 1.6 de até 135cv permite a opção de câmbio Powershift
Nos fóruns e redes sociais há discussões sobre o futuro dos de SUVs compactos e de quem vai liderar o segmento após o lançamento de Honda HR-V, Jeep Renegade, Peugeot 2008 e depois da reestilização do Renault Duster. Hoje o mais vendido, o Ford EcoSport vai perder mercado. Pelo menos a Ford prepara alterações no conjunto mecânico para a concorrência ficar mais justa.
Segundo o jornalista Roberto Nasser em sua coluna mais recente, o Ford EcoSport vai ganhar o mesmo motor 1.6 usado por Fiesta e Focus. É o mesmo 1.6 16v Sigma, mas com comandos de válvulas variáveis (Ti-VCT), que melhora o rendimento e o consumo e faz a potência com álcool passar dos 115cv para 130cv (ou 135cv, como no Focus). Com este novo motor, as versões 1.6 do EcoSport também poderiam oferecer o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas Powershift como opcional. As versões 2.0 continuariam com o velho Duratec de 145cv e não receberiam o 2.0 com injeção direta que rende até 178cv, também utilizado no Focus.
Enquanto isso, na Europa…
O Ford EcoSport não vingou na Europa. Pior: apareceu na lista dos piores carros de 2014 da revista Autocar. A culpa é da qualidade das unidades fabricadas na Índia – que, pelo visto, conseguem ser piores. Agora a Ford fez ajustes: melhorou os plásticos do acabamento, trocou o quadro de instrumentos, melhorou o isolamento acústico e refinou o acerto de suspensão, que ficou 1cm mais baixa. O mais interessante é que agora o cliente terá a opção de comprar o carro sem estepe na traseira, como ocorre com o Suzuki Vitara, por exemplo.