Próximos testes exigirão controle de estabilidade para nota máxima
Avaliado pelo Latin NCAP em 2013, antes mesmo de seu lançamento, o Volkswagen Up! passou novamente pela rodada de crash tests do Latin NCAP. O órgão decidiu fazer a contraprova, comprando o carro diretamente em um concessionário sem interferência da fabricante – que poderia ter feito reforços específicos na unidade cedida. No final das contas o Up! repetiu o resultado com algumas pontuações maiores, inclusive.
No primeiro teste o Up! foi cedido pela Volkswagen e recebeu cinco estrelas para proteção de adultos e quatro para crianças. Desta vez o carro foi comprado em uma concessionária em Buenos Aires, na Argentina, e o enviou para o Clube do Automóvel da Alemanha (Adac), onde os testes foram refeitos. A pontuação foi até maior. Para adultos, subiu de 15,86 para 16,03 de 17 possíveis; para crianças, avançou de 39,54 para 40 de um máximo de 49.
Novas regras para a próxima rodada de testes
Se as novas regras para os testes de colisão já estivessem valendo, o Up! não teria recebido as cinco estrelas. É que a partir de agora a nota máxima nos testes do Latin NCAP só será dada a carros com controle de estabilidade, como ocorre há algum tempo na Europa – e que tem suas regras seguidas pelo órgão latino. O Latin NCAP, que há poucos meses se viu satisfeito com a evolução dos carros vendidos na América Latina, justificou a mudança como uma forma de estimular os fabricantes a adotarem o equipamento. Os carros só receberão quatro estrelas após receberem avaliações positivas de colisão contra postes. Controle de estabilidade ainda é visto como luxo entre os carros nacionais. O Up!, que na Europa tem o equipamento de série, não o oferece nem mesmo como opcional no Brasil, mas algumas versões de Gol e Fox tem o equipamento como opcional. Entre os 1.0 só o Ford Ka tem o equipamento, e na versão mais cara. O Latin NCAP tem novas rodadas de testes de colisão previstas para serem divulgadas em abril, julho, setembro, novembro e dezembro.