Por R$ 70.890, modelo tem a versão automática mais barata do segmento
Apesar do lançamento recente de Honda HR-V, Jeep Renegade e Renault Duster 2016 ter deixado ainda mais acirrada a disputa entre os SUVs compactos, o Peugeot 2008 quer apostar no diferente para conquistar sua fatia do mercado. Os preços começam em R$ 67.190 na versão Allure manual, mas é na versão automática que a fabricante francesa aposta suas fichas: por R$ 70.890, assume o posto de SUV compacto automático mais barato do segmento. Se isso não for suficiente, o pacote de equipamentos interessante pode ajudar.
Desde a versão de entrada, Allure, o Peugeot 2008 tem ar-condicionado bi-zone, rodas de liga-leve de 16”, central multimídia, alarme, sensor de estacionamento, freios a disco nas quatro rodas com ABS, 4 air-bags (frontais e laterais), piloto automático e luzes diurnas em LED, além de faróis de neblina, retrovisores com ajuste elétrico e vidros elétricos dianteiros e traseiros.
A versão Griffe custa R$ 71.290 com câmbio manual e R$ 74.990 com câmbio automático. A diferença está no acréscimo de airbags tipo cortina (totalizando seis), bancos esportivos revestidos em couro e tecido, teto de vidro panorâmico, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro, rodas com parte externa diamantada e terceiro encosto de cabeça no banco traseiro, além de um arco cromado sobre o vidro traseiro.
Nestas versões o motor é o 1.6 16v aspirado de 115cv a 6000rpm com gasolina e 122cv a 5800rpm com álcool, enquanto o torque varia entre 15,5/16,4kgfm a 4000rpm . O câmbio manual tem cinco marchas, enquanto o automático é o velho AL8, de quatro marchas. Isso explica o preço competitivo das versões automáticas.
Mas a versão que mais impressiona é a Griffe THP, que, como o nome anuncia, usa o motor 1.6 THP Flex, com turbo e injeção direta, que gera 173cv a 6000rpm e 24,5kgfm de torque entre 1400rpm e 4000rpm. Só que a versão com câmbio automático de seis marchas vai levar alguns meses para chegar às lojas e, por isso, usa câmbio manual de seis marchas. Custa R$ 79.590.
Infelizmente, esta é a única versão com controles de estabilidade e tração – enquanto Renegade e HR-V os têm de série. Deles depende o Grip Control, que ajusta o controle de tração para situações de lama, areia e neve, fazendo as vezes de bloqueio eletrônico do diferencial. A versão ainda tem pedais esportivos, capa dos retrovisores cromados e detalhes cromados nos para-choques. O Peugeot 2008 tem 4,15m de comprimento, 2,54m de entre-eixos, 1,73m de largura e 1,58m de altura. O porta-malas tem capacidade de 355L e o peso varia entre os 1.183kg do Allure e os 1.236kg do Griffe aspirado com câmbio automático.
Valores de revisões com preços fixos:
1.6 16V Flex: R$ 372,00 para a revisão dos 10 mil km, R$ 600,00 para os 20 mil km, R$ 372,00 para os 30 mil, R$ 916,00 para os 40 mil, R$ 616,00 para os 50 mil e R$ 600,00 para a revisão de 60 mil km. 1.6 THP Flex: R$ 426,00 para a revisão dos 10 mil km, R$ 704,00 para os 20 mil km, R$ 426,00 para os 30 mil, R$ 992,00 para os 40 mil, R$ 426,00 para os 50 mil e R$ 704,00 para a revisão de 60 mil km.