Hatch médio terá sistema de frenagem automática e chega este ano
A Ford aproveitou evento para demonstração de suas tecnologias para apresentar à imprensa o Focus 2016, com visual atualizado. O hatch médio chegou ao Brasil há menos de dois anos, já com visual desatualizado, e se prepara par ganhar a nova identidade visual frontal da marca, que em muito tem a ver com os Aston Martin.
Mudam faróis, lanternas, para-choque dianteiro e a grade. Nas laterais, rodas de desenho inédito e, na traseira, lanternas menores e tampa do porta-malas com superfície em baixo relevo junto à placa. Por dentro vem um novo volante (com desenho mais esportivo e suporte para diversos comandos do sistema de entretenimento), console central redesenhado, nova central multimídia e menor quantidade de botões no painel.
Em matéria de tecnologia, o médio da Ford terá novo controle de estabilidade, programado para ativar o mecanismo que impede o carro de perder o controle em tempo recorde: de 100 a 200 milissegundos. Outra novidade é o Active City Stop, que monitora o tráfego e, ao detectar a possibilidade de uma colisão, reduz a velocidade e aciona os freios do veículo, evitando uma colisão ou minimizando os danos em velocidades de até 50 km/h. Além do sistema de estacionamento automático que passa a ser capaz de manobrar tanto em vagas paralelas como perpendiculares.
Mecanicamente devem permanecer os propulsores flex 1.6 de 135 cv e 2.0 de 178 cv, este com injeção direta e câmbio de dupla embreagem Powershift e seis marchas, mas terá como novidades borboletas para trocas sequenciais. Ainda não será desta vez que o modelo sul-americano vai trazer o novo propulsor 1.5 Ecoboost usado na Europa. O lançamento no Brasil está previsto para julho. Mas antes disso o Focus ainda aparecerá no Salão de Buenos Aires – que terá cobertura exclusiva do Novidades Automotivas a partir de 18 de junho.