A tecnologia deve se tornar popular nos próximos anos
Componentes fabricados a partir da fibra de carbono não são novidades para modelos de alta performance, como poderosos superesportivos. No entanto, uma parceria entre as empresas Thyssenkrupp e Maxion promete popularizar o uso de rodas produzidas com materiais leves em carros de grandes volumes de produção e venda. A primeira montadora a apostar na novidade é a Volkswagen.
De acordo com as empresas envolvidas no projeto, o protótipo de roda desenvolvido utiliza alumínio ultra-leve e fibra de carbono, prometendo uma grande redução de peso em relação às convencionais. Já testadas em modelos de luxo, as novas rodas reduzem em até 40% o peso de cada liga quando comparadas com as de alumínio forjado de alto desempenho.
O Grupo Volkswagen foi o primeiro a demonstrar interesse no projeto em desenvolvimento, já promovendo testes em um de seus veículos. A empresa, no entanto, não revela qual o modelo está sendo utilizado para tais testes. A introdução da tecnologia nas rodas de liga leve ainda deve levar alguns anos para ser aplicada em carros de maiores volumes, no entanto, suas vantagens são muitas. Além do menor peso, há ainda o fato de que a combinação resulta em rodas mais resistentes a pancadas e buracos.