Com foco na economia, motor de três cilindros faz 23,3km/l
Pode parecer estranho ou pouco sonoro anunciar um motor 1.0 para um hatch médio, mas em tempos de downsizing, onde os motores têm ficado cada vez menores, mas mais eficientes, é bom nos acostumarmos. Como prova disso, surge na Europa o Volkswagen Golf 1.0 TSI BlueMotion. Por lá o modelo custará o equivalente a R$ 71 mil.
Por fora as diferenças estão em detalhes: as rodas são menores, o logo TSI da traseira é cromado (com motor 1.4 turbo, por exemplo, as letras “S” e “I” são vermelhas) e há apenas uma saída de escapamento. Um aerofólio com função aerodinâmica também faz parte do estilo. No mais, o Golf “de entrada” será equipado com ar-condicionado, sistema anti-colisão, bloqueio do diferencial eletrônico e start/stop.
O grande destaque, porém, está “escondido”. O motor, que já está presente nas versões mais baratas do novo Audi A1, é um 1.0 turbo de três cilindros e injeção direta que passa longe dos obsoletos motores “mil” de alguns anos atrás. Este entrega até 115cv de potência e 20,2kgfm de torque (não muito distantes dos 25,5kgfm do 1.4 TSI), que levam o hatch de 0 a 100km/h em 9,7 segundos e a velocidade máxima de 204km/h.
Em conjunto com a transmissão manual de seis velocidades ou com a automática DSG de sete e o sistema start/stop, o baixo consumo também é um dos trunfos do modelo: de acordo com a Volkswagen, pode chegar a 23,3km/l em uso misto.
Ainda é cedo para afirmar algo sobre a vinda do Golf 1.0 TSI ao Brasil, apesar de este já ter sido flagrado em testes por aqui. Caso seja vendido no Brasil, a Volkswagen daria um passo à frente da concorrência por aqui, uma vez que nenhum de seus concorrentes oferece (no Brasil) conjunto mecânico semelhante. É certo, porém, que o compacto Up será equipado com o propulsor em uma possível versão denominada Speed Up. A potência, porém, deverá ser um pouco menor: 105cv.