Redução da temperatura de combustão eleva a eficiência do motor
Além do i8 movido a células de hidrogênio, a BMW apresentou, durante o BMW Group Innovation Days 2015 um inédito Série 1 equipado com motor turbo de injeção direta de água. O modelo, porém, também não passa de um protótipo – mas pode virar realidade em breve.
Antes de tudo é preciso especificar que o motor não é abastecido a água, mas sim a gasolina como qualquer outro. Confuso? Nem tanto. O propulsor é um 1.5 turbo de três cilindros, o mesmo que estreou junto da recente reestilização do modelo (apesar de o protótipo ainda ter visual antigo), porém com suas particularidades e potência de 218cv. De acordo com a BMW, a água reutilizada da condensação do ar-condicionado serve como um sistema de resfriamento alternativo.
Durante o funcionamento do motor, há uma fina pulverização de água no coletor de admissão, fazendo com que o líquido evapore e resfrie em até 25°C a temperatura da combustão. Este processo possibilita, além de maior eficiência, maior potência do motor por dispensar a adição de mais combustível no sistema. Segundo a marca, potência e emissões são melhorados em até 10% com a injeção direta de água, enquanto a economia e combustível beira os 23%.