Com 605cv, sedã vai de 0 a 100km/h em 3,8 segundos
Apesar de já datado para ganhar uma geração completamente nova, o Audi A8 ganhou a inédita versão S8 Plus. Com cerca de 85cv de potência a mais que o S8 “convencional”, o modelo se torna a configuração mais poderosa do sedã topo de linha da marca – e o visual diferenciado faz questão de evidenciar este fato.
Cromados? Nem pensar. O S8 Plus deixa de lado o acabamento em detrimento de apliques escuros para reforçar sua esportividade. A grade hexagonal da dianteira, o contorno das janelas e os retrovisores passam a ser pintados em preto brilhante, assim como o difusor traseiro que abriga as quatro saídas de escape. Na dianteira, os nichos dos faróis de neblina têm acabamento fosco e os faróis são totalmente iluminados por LEDs, assim como as lanternas traseiras, estas escurecidas. As rodas de desenho exclusivo e 21 polegadas têm acabamento preto e diamantado.
Por dentro, o destaque fica para o acabamento que mescla couro “comum”, perfurado e Alcântara, sempre com costuras aparentes na cor vermelha. Há ainda arremates em black piano e aço escovado. Assim como no exterior do sedã, os cromados não são bem recebidos e estão presentes apenas nas argolas da Audi. Entre os equipamentos, além dos triviais ar-condicionado digital, partida do motor por botão e central multimídia, há ainda um assistente para fechamento das portas. O quadro de instrumentos ainda é do modo tradicional. O digital personalizável só deverá chegar ao A8/S8 na próxima geração do sedã.
Como dito no início deste texto, porém, as modificações não são apenas visuais: este é o S8 mais veloz da história. O motor 4.0 TFSI sofreu alterações e passa a entregar 605cv de potência e 76,5kgfm de torque no modo overboost. Com isso, o S8 Plus vai de 0 a 100km/h em 3,8 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 250km/h – que pode subir para 305km/h em um pacote opcional. O câmbio é automático de oito velocidades.