Compacto chega no primeiro semestre e terá parente na Europa
Um dos últimos segredos ainda existiam a respeito do novo compacto da Fiat, o “Projeto X1H” acabou: ele será batizado de Fiat Mobi. O nome foi divulgado pelo site Blogauto ao mesmo tempo que surgiu nos registros do INPI (Instituto Nacional de Patentes Industriais) em nome do departamento de marketing da fabricante italiana. O modelo chega às lojas ainda no primeiro semestre de 2016 por cerca de R$ 30 mil e será posicionado entre o Palio Fire e o Uno.
Veja também:
Leitor flagra novo compacto da Fiat, o Projeto X1H
Fiat Toro tem foto de traseira divulgada
Fiat Linea Blackmotion chega por R$ 70 mil
O nome tem clara relação com “mobilidade” e é pequeno e fácil de ser gravado, como manda a regra dos compactos da Fiat. O Mobi seá baseado na plataforma 327, mas terá dimensões próximas as do antigo Fiat Mille (3,69m de comprimento, 2,36m de e.e, 1,54m de largura e 1,44m de altura). A carroceria mais alta servirá para contornar a falta de espaço no banco traseiro. Algo inevitável será o porta-malas bem pequeno, mas sua tampa será totalmente de vidro – como no Up! europeu.
Quem viu o Fiat Mobi limpo de qualquer camuflagem garante que ele dará trabalho ao Volkswagen Up! por ter design mais vistoso e interior mais elaborado, apesar dos plásticos simples (inevitáveis em um carro tão barato).
Inicialmente, o Fiat Mobi será movido por uma versão do veterano 1.0 Fire EVO com algumas melhorias que o tornarão mais eficiente, e estará sempre acoplado a uma transmissão manual de cinco marchas. Será o suficiente até a chegada do inovador 1.0 GSE, de três cilindros e seis válvulas, em 2017 e, posteriormente, do 1.0 12V turbo.
Para trazer para si a curiosidade sobre o modelo após o lançamento, a fabricante italiana prepara a versão aventureira Way para a exposição no Salão do Automóvel de São Paulo.
O Fiat Mobi não coloca em xeque o velho Palio Fire, com quem irá conviver com a novidade por algum espaço de tempo. Mas o Uno Vivace, aquele que não sofreu reestilização em 2014, sairá de cena. Desta forma, a partir de 2016 a Fiat terá cinco hatches compactos em um segmento em que sempre se mostrou forte e competitiva: Palio Fire, X1H, Uno, Novo Palio e Punto.
Parente na Europa
O Fiat Uno moderno deu origem à nova geração do Fiat Panda na Europa, e a Fiat aproveitará a relação do Panda com a plataforma 327 para lançar na Europa versão equivalente do Mobi que será fabricado em Betim (MG). Segundo o “Passione Auto Italiane”, a Fiat já está testando os primeiros protótipos do modelo em Pomigliano d’Arco, na Itália. Por lá, poderá ressuscitar o nome Topolino, dado à primeira geração do Fiat 500, vendida entre 1936 e 1955.
A diferença crucial em relação ao Mobi estaria na carroceria de duas portas, contra quatro do carro brasileiro. O motor seria o 0.9 TwinAir de 2 cilindros a gasolina, já utilizado no 500, Panda e Punto. Por lá, seus principais concorrentes seriam o Smart ForTwo, Renault Twingo e os gêmeos Peugeot 108, Citroën C1 e Toyota Aygo.