SUV muda de nome, mas não muda de geração
Lançado em 1997, o Mercedes ML representava o SUV mais caro da linha da fabricante alemã. Ele continua em linha, mas agora se chama GLE e tem design atualizado. A novidade chega ao Brasil com motor V6 3.0 de 258cv nas versões GLE 350d 4MATIC (R$312.900) e o GLE 350d 4MATIC Family, R$369.900. Em 2016 chega a versão mais cara, Sport.
O utilitário tem dianteira alinhada com o GLE Coupé, com faróis mais estreitos e grade pronunciada, como manda a nova linguagem de design da Mercedes. Na traseira, mudam apenas as lanternas e o para-choque.
Mantidos os 4,81m de comprimento e os 3,07m de entre-eixos, o Mercedes GLE não tem espaço interno maior. Porém, o volante é novo e a parte central do painel foi modificada para receber uma tela sensível ao toque ainda maior. Mais nada.
O GLE 350d 4MATIC é equipado com motor diesel V6 3.0 de 258cv e 62,8kgfm de torque máximo, sempre combinado ao câmbio automático 9G-TRONIC de nove velocidades. O sistema de tração integral trabalha em conjunto com o controle dinâmico Dynamic Select, com até cinco modos de condução. Além das conhecidas regulagens Comfort, Slippery (escorregadio) e Sport, o condutor pode optar pelo modo Individual ou, combinado com a suspensão Airmatic, o modo Off-road para terrenos moderadamente difíceis.
A versão de entrada tem o sistema Dynamic Select e a central multimídia Command com tela de 8 polegadas. Nas Family e Sport, o equipamento é incrementado pela porta EASY-PACK do compartimento de bagagem, o suave fechamento automático de todas as portas e a câmera de ré. A versão Sport tem o pacote visual AMG que inclui rodas aro 20″.