Ano será difícil para o mercado, mas não por falta de novidades
Feliz Ano Novo! 2016 mal começou, mas tem agenda cheia de lançamentos, a despeito das previsões de vendas não serem animadoras. É ano de Salão do Automóvel e várias atrações têm presença certa para o evento, como a nova geração do Honda Civic e o um novo Jeep nacional que substituirá o Compass, o “Projeto 551”. Ainda há pela frente o lançamento do Volkswagen Golf e do Audi Q3 fabricados no Brasil, os Fiat Toro e Mobi, novo compacto da marca e a reestilização do Chevrolet Onix, que pode ter sido líder de vendas em 2015. Mas ainda há muitas outras novidades.
Os números de 2015 não estão fechados, mas está prevista queda de 27,5% nas vendas frente a 2014 e a última projeção da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) prevê queda de 5,2% nas vendas em 2016, quarta queda anual consecutiva. Números longe de serem animadores, principalmente quando o que se esperava há um ano era que 2015 mantivesse os mesmos números de vendas de 2014.
Ao contrário de 2015, 2016 terá novidades importantes entre os modelos compactos. O Fiat Mobi, que tem lançamento previsto para abril, é inédito. O Renault Kwid, que estreia no segundo semestre, também. Mas ainda veremos os Chevrolet Onix e Volkswagen Gol reestilizados, Peugeot 208 com design atualizado, Ford Fiesta com motor 1.0 Ecoboost (com turbo e injeção direta), os Nissan March e Versa 1.6 com opção de câmbio CVT, o inédito Kia Rio, o lançamento de motor 1.0 turbo para o Hyundai HB20 e até mesmo o lançamento do JAC S2, substituto do J3.
2015 foi o ano dos esportivos, 2016 promete ser o ano das picapes. Além da Fiat Toro, que chega às lojas em fevereiro para se juntar à Renault Oroch no segmento das picapes médias com carroceria monobloco, ainda veremos a Ford Ranger reestilizada, a nova geração da Nissan Frontier, a nova Mitsubishi L200, a reestilização da Chevrolet S10 – e, por tabela, do TrailBlazer – e a estreia da Renault Alaskan.
Mas os SUVs também terão vez em 2016. A Nissan vai entrar no segmento de utilitários compactos com o Kicks, fabricado no Brasil, enquanto a JAC lançará o pequeno T5, o Renault Captur será nacionalizado, o Toyota RAV4 será nacionalizado e a Volkswagen lançará o novo Tiguan. A nova geração do Kia Sportage chega nos próximos meses e o Hyundai iX25 promete ser uma das atrações do Salão do Automóvel, junto com a nova geração do Tucson.
Os grandes lançamentos de 2016:
Audi
Bentley
BMW
Chery
Citroën
Chevrolet
-
Chevrolet Camaro (nova geração)
-
Chevrolet Cruze (nova geração)
-
Chevrolet Onix
-
Chevrolet Prisma
-
Chevrolet S10/TrailBlazer
Dodge
Ferrari
Fiat
Ford
Geely
Hyundai
Honda
JAC
Jaguar
Jeep
Kia
Lamborghini
Land Rover
-
Land Rover Discovery Sport (nacional)
-
Land Rover Range Rover Evoque (nacional)
-
Land Rover Range Rover Evoque Convertible
Lexus
Lifan
Mercedes-Benz
-
Mercedes C Coupé
-
Mercedes GLC
-
Mercedes GLE Coupé
-
Mercedes GLS
-
Mercedes S Cabrio
-
Mercedes Classe C (nacional)
-
Mercedes GLA (nacional)
Mini
Mitsubishi
Nissan
-
Nissan Altima
-
Nissan Frontier
-
Nissan Kicks
-
Nissan Leaf
-
Nissan Sentra
-
Nissan March e Versa AT
-
Nissan GT-R
Peugeot
Porsche
Renault
-
Renault Alaskan
-
Renault Oroch AT e 4X4
-
Renault Kwid
-
Renault Captur
-
Renault Logan e Sandero com 1.0 3 cilindros
Rolls-Royce
SsangYong
Smart
Suzuki
Toyota
Volkswagen
-
Volkswagen Gol/Voyage/Saveiro (facelift)
-
Volkswagen Golf nacional
- Volkswagen Jetta 1.4 TSI
-
Volkswagen Tiguan
-
Volkswagen Passat
Zotye