Híbrido i8 sem retrovisores e capacete com head-up display também se destacam
A BMW praticamente transformou a Consumer Electronics Show, feira de tecnologia realizada em Las Vegas, num Salão do Automóvel. A marca aproveitou o evento para mostrar o conceito i Vision Future Interaction, que segundo a própria fabricante, mostra uma ideia de como serão seus carros no futuro, tanto esteticamente, quanto no que diz respeito às inovações. Com design inspirado no híbrido i8 Spyder, o modelo, conversível e sem portas, é autônomo e apresenta a evolução de algumas conveniências, como os comandos por voz e via sensores de movimentos e a conectividade.
O i Vision Future Interaction conta com três modos de condução: pure drive, no qual o motorista faz o seu trabalho; assist, que conta com a intervenção dos sistemas eletrônicos quando detecta riscos de acidentes; e o auto, que é totalmente autônomo. Quando o último é selecionado, o banco e o volante mudam de posição para dar mais conforto ao condutor. O modo permite ainda que o motorista dê um comando de voz para o carro estacionar, saia do carro e observe a máquina fazer o trabalho sozinha.
Por dentro, a interface limpa não tem botões ou mostradores analógicos. Em vez disso, o painel de instrumentos com tela em três dimensões e uma central, com display panorâmico de 21 polegadas, através da qual se controla tudo no carro. E sem a necessidade de tocar em nada. Graças à tecnologia batizada pela BMW de AirTouch. Com ela, sensores reconhecem movimentos feitos com as mãos para que o motorista navegue sem contato físico com a tela. Para selecionar uma opção, basta simular um clique no ar. No para-brisas, o head-up display reproduz informações como a velocidade e indicadores do navegador.
A marca ainda aproveitou para mostrar outras tecnologias que poderão chegar ao mercado num futuro não muito distante. Uma delas é o sistema “Mirrorless” (sem espelhos) do i8. Projetado para eliminar totalmente os pontos cegos e evitar erros de cálculo na execução de manobras, o sistema é, segundo a BMW, mais fácil de usar do que os retrovisores atuais. As câmeras que projetam a imagem numa tela que ocupa o lugar do retrovisor central. Com 30cm de largura por 8,5cm de altura, o display está um pouco abaixo da posição original do espelho, e recebe ainda imagens de uma outra câmera, instalada na traseira do carro.
Os alemães também apresentaram novidades para quem gosta de duas rodas. Os motociclistas terão, em breve, um capacete com a viseira “inteligente”. Nela são projetadas informações da motocicleta, como velocidade e marcha, e alertas sobre o tráfego. O equipamento é programável e o condutor escolhe as informações que serão projetadas antes de sair com o veículo.
O capacete ainda permite a instalação de câmeras na frente a atrás, para que o motociclista possa gravar a viagem sob os dois ângulos. Durante o evento, a BMW deixou claro o desejo de produzir o equipamento. Mas garantiu ainda que o sistema de head-up display poderá ser instalado facilmente em qualquer capacete já existente.