Hatch e sedã podem chegar ao Brasil ainda no primeiro semestre
A partir de hoje, quem passar pelo Renaissance Center, em Detroit, terá a oportunidade de ver a nova geração do Chevrolet Cruze hatch prontinha para chegar às ruas. Mas a fábrica da Chevrolet em Rosário, na Argentina, já começou a montar a carroceria do modelo, como mostra a foto publicada pelo site Auto al Día. Pelo visto, o pode chegar ao mercado brasileiro tão cedo quanto o sedã, ainda no primeiro semestre.
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Segundo sindicalistas argentinos, neste momento a fábrica de Rosário encontra-se em recesso que começou em 25 de dezembro. Como as operações serão retomadas apenas em fevereiro, a unidade está sendo adaptada para a fabricação da nova geração do Cruze, que será inciada em pré-série tão logo a fábrica recomeçar a montar seus Classic e Agile (que ainda é vendido na Argentina). A versão hatch segue o mesmo caminho.
A nova geração do Chevrolet Cruze é baseada na moderna plataforma D2XX, a mesma do novo Volt e que futuramente dará origem a um SUV. É uma plataforma 27% mais rígida que faz do Cruze um carro até 113kg mais leve na versão sedã e 91kg no hatch. Além do uso de aço de mais resistência, a redução de peso se deve aos componentes de alumínio da suspensão (McPherson na dianteira e Z-link na traseira, como no modelo atual).
Nos corredores de Rosário o Cruze é conhecido como “Projeto Fenix” e foi viabilizado por investimento de 750 milhões de dólares. Nos Estados Unidos o motor 1.8 16V será abandonado, ficando o uma nova versão do motor 1.4 turbo com injeção direta que já era oferecido e que rende 155cv e 24,4kgfm de torque. Já os carros fabricados na Argentina terão um 1.5 turbo que pode render até 160cv, também combinado a um câmbio automático de seis marchas. Só não espere por câmbio manual no Brasil, onde o Cruze já perdeu esta opção.