Modelo manterá plataforma, mas terá avanços importantes
Pode até não parecer, mas a atual geração do Ford Fiesta foi lançada em 2008. Por isso, a Ford já em estágio avançado o desenvolvimento da próxima geração do compacto, que tem lançamento na Europa previsto para o início de 2017. A projeção do site italiano OminiAuto tenta antecipar as novas linhas do modelo.
Elementos de carros recentes da Ford foram aplicados na projeção. É o caso da nova grade, dos faróis ainda mais estreitos e das linhas agressivas do para-choque. Por dentro, a promessa é de melhor acabamento, central multimídia Sync 3 com tela maior e sensível ao toque. Em tempo, rumores sugerem que o Fiesta ganhe uma versão Vignale, linha premium dos carros da Ford na Europa, mais completos e com acabamento diferenciado.
A tarefa de mudar um carro de sucesso, o compacto mais vendido da Europa pelo quarto ano consecutivo (foram 313.610 vendidos em 2015). Por isso a Ford preferiu fazer uma evolução do projeto atual em vez de mudar o Fiesta por completo. A plataforma global B será mantida, mas o carro ficará alguns milímetros mais largo e comprido que o atual. Entre os motores, a evolução se daria pela aposentadoria definitiva dos motores de quatro cilindros em detrimento aos de três com turbo e injeção direta.
Três cilindros no Brasil
A Ford faz os últimos testes do Ford Fiesta com motor 1.0 EcoBoost, também com turbo e injeção direta, que chega às lojas em maio. Apesar de render até 140cv na Europa, virá ao Brasil na versão de 125cv e 17kgfm de torque, mesma usada nos Estados Unidos e também com câmbio manual de cinco marchas. Mas ainda não há data para que o Fiesta fabricado em São Bernardo do Campo (SP) receba o novo design.