Participação do sedã na categoria confirma seu lançamento no Brasil
Com lançamento no Brasil previsto para o segundo semestre deste ano, a nova geração do Chevrolet Cruze já empresta seu design para a bolha dos carros Chevrolet na temporada 2016 da Stock Car. De acordo com a fabricante, esta é a primeira vez que a categoria coloca na pista carro inspirado em um modelo que ainda não lançado.
Mesmo que seja uma bolha de composto leve, a carroceria tem elementos marcantes do novo Cruze, como faróis recortados, a grade estreitinha combinada com uma grande tomada de ar no para-choque e, na traseira, lanternas estreitinhas que avançam sobre a tampa do porta-malas. Não vai muito além disso, mas ao menos confirma que o lançamento no Brasil não vai demorar para acontecer.
“Esta ação faz parte de uma estratégia global para promover a futura geração do Cruze no mundo. No Brasil, a opção pela Stock Car deve-se à forte ligação que temos com a categoria”, explica Samuel Russell, diretor de Marketing da Chevrolet.
Veja também:
- Novo Chevrolet Cruze hatch é flagrado em fábrica argentina
- Este é o novo Chevrolet Cruze hatch 2017
- Novo Chevrolet Cruze chega ainda em 2016
O carro mostrado é de Rubens Barrichello e já traz as evoluções previstas no regulamento de 2016 da categoria, como tanque de combustível de fibra de carbono, material mais leve e resistente. Também tem tomadas de ar e o assoalho dianteiro redesenhados para melhor aerodinâmica. O sistema de fixação do capô, de direção e de freio também passaram por aperfeiçoamentos. O motor não é nenhum Ecotec ou Econo.Flex, mas sim um V8 com mais de 500 cavalos de potência, enquanto a transmissão é específica para competição. A velocidade máxima se aproxima dos 350 km/h.
Desde 1979 a Chevrolet já levou para as pistas Opala, Omega, Astra e Vectra, e nas quatro últimas temporadas foi representada pelo Sonic, mesmo depois que o modelo deixou de ser importado para o Brasil. Ao todo a marca conquistou 31 títulos de 37 disputados. O novo Chevrolet na Stock Car estreia na etapa do dia 10 de abril no Velopark, na região de Porto Alegre.
O novo Chevrolet Cruze
Apresentada no final do ano passado nos Estados Unidos, a nova geração do Cruze ainda não está a venda, mas já está em produção pré-série na fábrica da Chevrolet em Rosário, na Argentina, tanto nas versão sedã como na hatch. Esta nova geração virá de lá e é baseada na moderna plataforma D2XX, a mesma do novo Volt e que futuramente dará origem a um SUV. O negócio foi viabilizado por investimento de 750 milhões de dólares.
O novo Cruze tem 4,66m de comprimento (6cm a mais), e 2,70m de entre-eixos (ou 1,5cm extras), mas mantém os 1,79m de largura e é mais baixo: 1,45m contra 1,47m.
Nos Estados Unidos o motor 1.8 16V será abandonado, ficando o uma nova versão do motor 1.4 turbo com injeção direta que já era oferecido e que rende 155cv e 24,4kgfm de torque. Já os carros fabricados na Argentina terão um 1.5 turbo que pode render até 160cv, também combinado a um câmbio automático de seis marchas. Só não espere por câmbio manual no Brasil, onde o Cruze já perdeu esta opção.